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Blog: 8 razões porque vale a pena ter um blog hoje em dia

8 de maio de 2020

Seja influenciador, criador de conteúdo, dono de uma marca. Se você pensa que ter um blog ficou no passado, você está muito enganado.

Ter um blog é uma das estratégias principais para atrair mais seguidores e clientes no marketing digital. Pergunte para qualquer profissional da área e terá a mesma resposta: “Sim, tenha um blog.”

E quer saber porque é tão importante assim? Separamos 8 razões que te convenceram a ter um blog, confira!

O que é um blog?

Vamos começar do começo, o que é um blog?

Um blog é um tipo de site, um conjunto de páginas que tem publicações feitas em texto, imagem, vídeo ou áudio. Geralmente são posts em texto com seções de comentários para os leitores interagirem com o autor do blog.

Os blogs são conhecido pela facilidade de fazer publicações, não precisando que o criador tenha conhecimento de programação, diferentemente de um site.

Durante muito tempo, o blog era conhecido por ser um lugar onde as pessoas publicavam suas opiniões pessoais sobre assuntos de seu interesse.

Hoje, ele se tornou muito mais do que isso. O blog é uma das principais ferramentas de marketing digital, onde até mesmo profissionais especializados produzem conteúdos para grandes marcas.

Existem diversas possibilidades com blogs, seja para uso pessoal, por exemplo, como as blogueiras de viagem que relatam suas experiências. Ou também marcas tem blogs para educar os seus clientes sobre assuntos relacionados a empresa.

Ou seja, o blog é uma ferramenta versátil, adaptável e que todo mundo que trabalha com a internet deve ter um.

Então, porque ter um blog?

Agora que você já sabe o que é um blog, separamos 8 motivos que vão te convencer a ter um.

1- Aparecer no Google

O primeiro motivo talvez seja o mais importante: Aparecer no Google.

Sim, ter um Instagram e Youtube fazem você aparecer no Google, porém apenas quando alguém já pesquisa pelo o seu nome.

Agora se você tem um blog cheio de conteúdo, com as técnicas de SEO, com certeza será rankeado no motor de busca.

Assim, quando alguém estiver buscando por palavras-chaves o seu blog será encontrado. Ou seja, você será descoberto por usuários que ainda não te conhece.

Então, os buscadores valorizam um conteúdo que tire as dúvidas dos usuários, se o seu conteúdo for resposta, pode ter certeza que vão clicar no seu blog.

Seja uma empresa querendo novos clientes, seja um influenciador querendo novos seguidores, ter um blog recheado de conteúdo faz a sua página estar no Google.

Foto de um computador mostrando o google
(Foto: Unsplash)

2- Ter um blog te torna autoridade

Quando se é especialista em determinado assunto, fazer um bom conteúdo mostra para os usuários que você entende do que está falando. Consequentemente, faz com que ganhe autoridade.

Afinal, sabemos que as pessoas sempre buscam os melhores sites para as informações que querem. Assim, quando se depararem com o seu blog, notaram que você é referência no assunto que propõe.

Então, com isso, invista em artigos que mostram quem é você/sua marca, quais as suas especialidades, etc.

Escreva de forma autêntica, para que todos que conhecerem o seu conteúdo saberão que foi feito por você e reconhecerá sua autoridade no assunto.

Então, se você tem um blog com conteúdos de qualidade, acessos e comentários, isso demonstra que entende do assunto gerando confiança no público.

3- Baixo investimento

Um blog é uma estratégia de marketing de baixo investimento, porque diferente de uma campanha de divulgação, que são necessários muitos processos e investimentos. Ter um blog como forma de divulgar o seu conhecimento, ou até mesmo a sua marca, pode ser de graça.

Existem diversas plataformas gratuitas e fáceis para você criar o seu blog. A mais conhecida é o WordPress, que é totalmente gratuita, intuitiva.

Ainda se tiver dúvidas de como usa-la a internet está cheia de conteúdo sobre a plataforma.

Além disso, não é necessário contratar ninguém para fazer o seu blog, se você tiver tempo e vontade, basta produzir os próprios conteúdos.

E também a divulgação pode ser gratuita em suas redes sociais.

Blog é uma ferramenta de baixo investimento.
(Foto: Unsplash)

4- Atrair seguidores/clientes

O mais legal de ter um blog, é que assim como as redes sociais, os clientes/seguidores vem até você. Seja pela divulgação do seu post, seja pelo google.

Então, como você viu acima, se dedicar ao conteúdo acaba que você se torna uma autoridade, também conquista posições no google, e assim fará muito sucesso e com isso atrairá seguidores.

Desta maneira, também terá um público fiel, porque o blog é umas das ferramentas mais fáceis de fidelizar as pessoas. Nele os usuários encontram quem é você, quem é a sua voz.

Ou quem é a sua marca, os seus produtos ou o que você tem a oferecer.

5- Relacionamento com o seu público

Depois de atrair seguidores, está na hora de criar um relacionamento com eles. Enquanto você alimenta o seu público com bons conteúdos, sempre terá muitos acessos nas suas páginas.

Porém, criar um relacionamento, vai muito mais além, é necessário uma proximidade.

Por meio de um espaço aberto para responder dúvidas, criar debates, etc. Você criará essa proximidade.

Então, deixe em cada post um espaço para comentários, os seguidores do blog vão adorar saber que você se dedicará a responde-los.

Outro ponto, é que enquanto tem os melhores conteúdos e as melhores conversas com o público, eles sempre lembraram do seu blog.

E assim terá clientes e seguidores fieis.

Foto de uma mulher respondendo comentários no blog
(Foto: Unsplash)

6 – Cresça com engajamento

Quem trabalha com as redes sociais sabe que ter engajamento é tudo. Então, o blog também proporciona engajamento, fazendo você crescer ainda mais.

Criando um espaço para comentários na própria página do conteúdo publicado, e também curtidas subirá o engajamento do seu blog.

Compartilhar em outros canais como as redes sociais os seus post, também atrairá mais engajamento e mais público.

Engajamento também vem de frequência de postagens, como você quer engajar se posta uma vez por mês? Tem que ter frequência.

Então, acesse o nosso post sobre calendário editorial e entenda como ter uma rotina de posts, para sempre ter planejado o que postar.

O engajamento é um fator importante para rankear no Google de forma orgânica, e manter o seu baixo investimento.

7 – Possibilidade de gerar renda

Se o seu blog é da sua marca, o número de clientes vai aumentar, e consequente gerar vendas.

Agora se você é uma influenciadora, é possível gerar renda de duas formas.

A primeira é que pode ser por meio de posts patrocinados, por exemplo, uma marca te paga pra criar um conteúdo em seu blog sobre os produtos dela.

O legal é que uma marca pode te procurar porque com o blog é possível um conteúdo ainda mais completo.

Lembre-se de avisar aos seus seguidores que o post foi patrocinado.

Outra forma de gerar renda, é por meio do Google AdSense. Ao se cadastrar nessa ferramenta, você pode vender espaços nas suas páginas para empresas que queiram divulgar produtos deixarem um banner de informações lá.

De preferência para as que tenham relação com o seu conteúdo.

Assim, os anúncios ficam visíveis e, a cada clique, você ganha uma porcentagem do que a marca paga ao Google.

Foto de uma mulher escrevendo no blog
(Foto: Unsplash)

8-  Blog nunca deixará de existir

E se você ainda não se convenceu, agora você vai, porque diferente das outras redes sociais, o blog nunca vai deixar de existir.

Tudo que você criou nunca vai sumir. Imagina, se o Youtube, como aconteceu com o Orkut, por exemplo, um dia acabar. Todos aqueles vídeos deixaram de existir, já o seu blog não. Pois é sempre possível migrar de plataforma.

Outra questão é que, mesmo que você decida abandonar ele, o Google ainda vai conseguir rankea-lo pelas palavras chaves. As pessoas ainda vão encontrar as suas páginas.

Então pense bem nesses 8 motivos, e crie já o seu blog!

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