Cabelo
Biossegurança para profissionais de beleza
A biossegurança nada mais é do que, conjuntos de técnicas para prevenir, eliminar e diminuir os riscos à saúde da vida humana e seu coletivo.
Esse é um assunto que deve e merece ser falado. As ações de biossegurança para profissionais de beleza são de extrema importância para evitar riscos à saúde do profissional e do cliente, porque estão em contato direto com produtos.
É importante entender e ressaltar que o vírus COVID-19, pode ficar de 4 a 14 dias encubado, por isso, podemos conviver diariamente com infectados que não possuem nenhum sintoma da doença, mas que podem disseminar e transmitir para outras pessoas.
Vamos pautar aqui alguns fatores importantes e necessários para os profissionais de beleza como manicures, pedicures, esteticistas, cabeleireiros e maquiadores. Vamos lá?
Biossegurança para profissionais de beleza
Primeira coisa que devemos ter em mente quando pensamos em locais de trabalho é que não existe ambiente 100% seguro para trabalhar com beleza.
O que nos ajuda a deixar o ambiente o mais seguro possível é fazermos tudo correto em questões de Biossegurança para assim tentar minimizar os riscos.
Uma dica é agir como se tudo e todos estivessem contaminados, assim você ficará totalmente em alerta para fazer tudo o mais correto possível. Os cuidados começa desde a roupa que você está usando, até a higienização dos produtos.
Além disso, separamos 8 passos fundamentais para você implementar já.
1- Antes do atendimento
Os primeiros cuidados para iniciar o atendimento a um cliente são fundamentais.
Para começar temos que pensar na roupa que estamos usando, ao sair de casa e ir para o local do atendimento, você já pode ter contaminado sua roupa e cabelo. Então, assim que chegar no local, troque de roupa.
Opte por camisetas de manga comprida, que evita sua pele exposta para possíveis contágios. Também, se possível, troque de roupa a cada cliente.
Também tenha em mente que acessórios são grandes fontes de contaminação, evita usa-los quando for atender.
Em relação ao seu cabelo, você pode tanto deixa-lo preso, ou usar uma touca descartável.
Se deseja evitar o lixo, escolha toucas de tecido que possam ser lavadas, ou até mesmo lenços. Troque a cada atendimento e deixa separado em um saco fechado para fazer a limpeza depois.
2 – Fazer uso de materiais descartáveis
Produtos descartáveis são obrigatórios e indispensáveis para profissionais que trabalham na área de saúde e de beleza, porque oferecem maior segurança, em locais que necessitam de cuidados com limpeza e higiene, evitando a contaminação por fungos, micoses, bactérias, etc.
A máscara de cílios deve ser de uso individual, se você for se maquiar com alguém, leve a sua e não deixe outra pessoa usar, porque existe o risco de contaminação na embalagem. No caso de uso profissional, use materiais descartáveis para cada cliente, sempre!
Para produtos nos lábios, por exemplo, o maquiador deve tirar o batom com uma espátula e colocar em uma base para usar a quantidade sem contaminar o restante do produto.
3 – Higienize muito bem as mãos + equipamentos de segurança
Lave as mãos antes de qualquer procedimento. A lavagem ideal das mãos é com água e sabão e depois álcool 70%. O uso de luvas não deve, em hipótese alguma, substituir a lavagem frequente das mãos.
Na verdade, na hora de maquiar deve se evitar o uso da luva, porque elas dão uma falsa sensação de segurança, e sim, elas podem transmitir o vírus.
O que deve ser usado para o atendimento é a máscara + face shield. E lembre-se que deve trocar a mascara a cada 2 horas, assim como fazer a limpeza do Face Shield.
Todo o profissional de beleza deve fazer o uso da máscara de proteção para boca, nunca se deve deixar de usar essas prevenções. Você com o cliente deve exigir do seu profissional esse cuidado, tá bom?
Mantenha sempre o ambiente com total limpeza e organização. A cada cliente, higienize novamente o local para não por em risco a próxima pessoa que você for atender.
4 – Limpeza dos pincéis
Para limpar os pincéis, é recomendado lavar os pincéis com água e sabão e usar produtos de limpeza específicos para pincéis, você pode deixar secando em cima de um papel toalha limpo.
Lembrando que não se deve usar os mesmo pincéis em diferentes clientes.
Uma dica legal, que você pode personalizar o seu atendimento é comprar Kits de pincéis mais baratos, inclui-los no seu preço e ao final do atendimento, dar o kit para a su cliente.
Essa prática é legal por dois motivos, primeiro que você evita de jogar fora muito lixo, e segundo porque a sua cliente ficará satisfeita e segura sabendo que você abriu um kit novinho exclusivo para ela.
Outra dica é nunca use esponjas para maquiar as suas clientes, a não ser que você use e jogue fora na sequência. Porque diferentemente dos pincéis, as esponjas trazem uma falsa sensação de limpeza, e ela acaba acumulando resíduos, nunca está 100% higienizada.
5 – Cuidados com o cosmético/produto
Os cosméticos devem ser armazenados em sua embalagem original, o recomendado é passar de uma embalagem para outra.
Então, os produtos devem ser bem fechados após o uso para evitar contaminação por micro-organismos provenientes do ambiente. Além disso, se o produto permanecer muito tempo aberto em contato com o ar pode oxidar e ter sua cor alterada. Geralmente o cosmético oxidado vai ficando amarelado com o tempo e pode causar alergias e irritações, tome cuidado!
Antes de usar qualquer produto, higienize a embalagem com o álcool em gel. Evite tocar diretamente no produto que será usado na cliente, manuseie apenas a embalagem.
Nunca coloque a sua mão diretamente em nenhum produto, utilize espátulas para retirar o produto da embalagem.
Produtos líquidos ou em pó devem ser colocados nas placas de inox, e lembrando que um material para cada cliente.
Calcule em seu tempo de atendimento o tempo que precisa para manter sempre os seus produtos limpos e organizados, antes de começar um novo atendimento. Porque assim, quando você for receber o seu cliente, consegue atender e proporcionar uma experiência de qualidade.
Recomendações do SEBRAE: “Higienizar o rosto do cliente; possuir número maior de pincéis, levando em consideração a quantidade de clientes atendidos, permitindo um kit de pincéis para cada cliente; fracionar os produtos para cada atendimento, evitando levar o pincel possivelmente contaminado ao produto; higienizar pincéis deixando-os de molho por 15min em solução de clorexidina a 2%, seguindo a diluição de 100ml de clorexidina para 1L de água.”
6 – Orientação na hora do atendimento
- Assim como falamos anteriormente, o profissional da beleza deve utilizar a máscara em seu atendimento, mas o cliente também tem que usar a máscara reutilizável própria. Caso não possuam, é legal o maquiador ter uma certa quantidade de máscaras para oferecer, porque assim proporciona um atendimento muito mais seguro.
- Também ofereça toucas descartáveis para os clientes, pois como mencionamos acima, o cabelo também pode acumular bactérias, sujeiras, etc.
- Vale orientar o clientes, se possível, não levar acompanhantes. Assim como o profissional da beleza, também deve respeitar uma pausa entre um cliente e outro, evitando aglomerações e também para realizar a higienização do local e ter a certeza de que está tudo limpo para começar o próximo atendimento.
- Aumente a frequência de higienização de maçanetas, interruptores, corrimões, espelhos, utilizando água com água sanitária.
- Recomendamos a higienização da maquina de cartão se o profissional usar e também oferecer álcool em gel 70% no local.
- Não esqueça de limpar o seu celular, ele é um ótimo lugar para acumular bactérias e proliferação do vírus, então mantenha sempre limpo.
- Estabelecer distância mínima de 2m entre as estações de atendimento.
- Use calçados que possam ser lavados frequentemente com água e sabão. Além disso, deixa na entrada do seu estabelecimento um pano de chão com água sanitária e um pano seco para assim que alguém entrar higienizar os sapatos. Uma opção legal é oferecer meias descartáveis para as clientes andarem pelo salão.
7 – Cuidados com a higiene e armazenamento da máscara após o uso
Imergir em solução de água sanitária com concentração de cloro de 2 a 2,5%: 10ml de água sanitária + 490ml de água por 30 minutos enxaguar a máscara e lavar com água e sabão permitir secagem completa (preferencialmente ao sol) passar com ferro e guardar em sacos plásticos limpos, embaladas individualmente (Recomendação do SEBRAE).
Vale lembrar também que a roupa e o calçado usados no caminho para casa ou trabalho, não devem ser a mesma usada durante o atendimento.
8- Os custos
E a nossa dica final é calcular os custos dos novos procedimentos de biossegurança necessários para o seu atendimento. Seja no seu próprio local ou em um atendimento a domicílio.
Separamos abaixo um listinha de materiais que você deve considerar para calcular os custos do seu atendimento nessa nova era.
– Produtos para limpeza: Sabonete, álcool gel, tapete com hipoclorito de sódio, borrifador com hipoclorito de sódio, spray de álcool, entre outros.
– Produtos descartáveis: máscaras, face shield, pro-pé, touca, sacos de plástico, lixeiras, sacos de lixo, pincéis descartáveis, entre outros.
Esse são produtos básicos que você terá que investir dinheiro para seguir com as normas de biossegurança.
Saiba mais:
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Beijinhos