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IGTV do Instagram: O que é, como usar e conteúdos para bombar

24 de abril de 2020

Saiba como usar o IGTV do Instagram, como ele funciona e como criar conteúdos para essa plataforma.

Nos dias de hoje, as pessoas passam mais tempo no celular, nas redes sociais do que assistindo a TV.

Pensando nisso, o Instagram lançou dentro da sua plataforma o IGTV.

O IGTV foi lançando em 2018, mas apesar de já se passarem dois anos do seu lançamento, muito gente ainda não entende sobre esse recurso.

Pensando nisso, fizemos um raio-x sobre o IGTV. Saiba o que ele é, como usar e ainda dicas de que tipo de conteúdo pode ser feito nessa plataforma.

Confira!

O que é o IGTV?

O Instagram, depois de cinco anos que permitiu o compartilhamento de vídeo na rede social, lançou o IGTV.

O IGTV é um aplicativo integrado ao Instagram feito para o compartilhamento de vídeos de longa duração e de alta qualidade.

A plataforma tem o objetivo de aproximar o público dos criadores de conteúdo. O aplicativo foi planejado para ser uma forma inovadora de consumir vídeos.

Porque enquanto o Instagram permite vídeos de apenas 1 minuto de duração, no IGTV é permitido conteúdos de até 1 hora.

Além disso, o formato dos vídeos é na vertical e em tela cheia, diferentemente dos vídeos publicados no feed.

Foto de divulgação do IGTV
(Foto: Divulgação IGTV)

Como acessar o IGTV?

O IGTV pode ser acessado pelo próprio Instagram, ou como um aplicativo. E ainda existem três formas de acessar esses conteúdos.

Primeiramente qualquer usuário do Instagram pode acessar esse recurso , basta entrar no “explorar”, e clicar em IGTV.

Foto do Instagram onde encontrar o IGTV
(Foto: Equipe Beauty 4 Share)

Essa forma de acessar o IGTV, aparecerá conteúdos de diversas contas, das que você segue e as que não.

Também, se preferir acessar o IGTV fora do Instagram, pode-se baixar o próprio aplicativo. Não precisa criar nenhuma conta, o app já loga com a sua do Instagram.

E consequentemente, todos os perfis que já seguem apareceram os vídeos lá.

Foto aplicativo IGTV
(Foto: Aplicativo IGTV)

E também acesse o canal do IGTV diretamente pelo perfil do criador de conteúdo que deseja ver os vídeos.

Ao abrir seu IGTV, os vídeos começam sozinho, porém pode pausar quando quiser.

Além disso nos vídeos pode comentar, dar like e também ser mandando no direct.

Como publicar vídeos no IGTV?

Qualquer pessoa pode subir vídeos para o IGTV, seja pelo app ou pelo Instagram.

O diferencial do IGTV é que os vídeos não podem ser gravados na hora, é necessário que já estejam na sua galeria.

Vejo o passo a passo de como publicar os seus vídeos.

1- Entre no Instagram, e clique na “lupa”. Nessa seção terá o ícone do IGTV, entre nele.

2 – Logo de início terão vários vídeos relacionados ao que você segue e curte, clique no botão + para escolher o seu conteúdo.

Foto onde publicar o IGTV
(Foto: Equipe Beauty 4 Share)

 3- Ao clicar no +, o Instagram mostra a sua galeria para selecionar o vídeo que irá postar. Atenção só é permitido vídeos acima de 1 minuto e 15 segundos.

Exemplo da galeria do celular
(Foto: Equipe Beauty 4 Share)

4 – Depois de selecionado o seu vídeo, está na hora de escolher a capa. Pode ser um recorte do vídeo, ou uma imagem da sua própria galeria. Dica: O tamanho para capa de IGTV é 1080×1350 px. Selecione e avance.

Exemplo de como escolher uma capa no IGTV
(Foto: Equipe Beauty 4 Share)

5- Agora está na hora de colocar um título e a descrição do vídeo.

6 – Depois de toda a descrição completa, tem duas opções de publicação que são:

– Diretamente no IGTV, que o seu conteúdo será visto nessa seção

– Ou também pode publicar no feed, que mostrará uma prévia de 1 minuto do seu vídeo.

– Além disso, pode compartilhar diretamente com o facebook.

Exemplo de como colocar o título e a descrição do IGTV
(Foto: Equipe Beauty 4 Share)

7 – Escolha a opção que prefere e publique.

 Um recurso muito legal do IGTV é que pode organizar o seus vídeos por series.

Cada tema que for publicado, pode ser agrupado dessa forma.

Exemplo de series do igtv
(Foto: Equipe Beauty 4 Share)

O que postar no IGTV?

Agora que já sabe o que é, como funciona o IGTV, separamos algumas ideias de conteúdos que possam ser explorados para esse formato.

Lembrando que o vídeos precisam estar em alta qualidade, são aceitos em até 4k. E também todos devem estar na vertical.

1 – Publi Post

A primeira dica de conteúdo para o IGTV é Publi post.

Muitas marcas pedem vídeos para os influenciadores fazerem a publicidade.

Então porque não aproveitar que pode publicar os vídeos com mais de 1 minuto e fazer um publi bem completo.

2- Review de produto

Diferente do publi post, o review de produto não é um conteúdo pago, mas muitas marcas ficam de olho em conteúdos que influenciadores fazem organicamente.

Use o IGTV para se destacar por meio de reviews bem completas.

Crie uma série de reviews, mostre testando produtos novos, marcas favoritas, etc.

Aproveite para ser uma referência para os seus seguidores, mostre sua expertise, as qualidades e defeitos dos produtos e tire todas as dúvidas da audiência.

IGTV nina Secrets
(Foto: Instagram Nina Secrets)

3 – Tutoriais

Assim como bombam no Youtube, os tutorias para o Instagram fazem muito sucesso.

Seja tutorial de maquiagem, de receita, DIY, etc. Não tem conteúdo melhor para o IGTV que os tutoriais.

Com isso você atrai um público que não conhece o seu perfil, mas que tem interesse de ver como faz tal coisa.

Exemplo do Instagram da Juliana Rakoza, que posta diversos tutoriais para o seu público.

Instagram Juliana Rakoza
(Foto: Instagram Juliana Rakoza)

4 – Challenges

Agora no Instagram a maior febre são os Challenges, e a vantagem de ter o IGTV é que os seus desafios podem ter maiores.

Aproveite para fazer Challenge com uma grande grupo, assim todo mundo aparece um pouco mais, e não precisa acelerar para caber em 1 minuto.

Por exemplo o Challenge da Isa, foi com muitas outras atrizes, e foi postado pelo IGTV.

Instagram da Isa
(Foto: Instagram Isa)

5 – Lives

Assim como os Challenges, as lives estão em alta por conta da quarentena. Então salve as lives que participou, e coloque depois no IGTV.

Então aquele conteúdo ao vivo não se perde depois de 24h, ao deixar esse conteúdo salvo no aplicativo. Assim a sua audiência pode acessar quando quiser.

Exemplo foto de live salva no IGTV
(Foto: Instagram Bonita de Pele)

6- Entrevistas

Que tal criar um quadro de entrevista no seu Instagram?

Aproveita que o IGTV libera vídeos grandes e faça entrevista com pessoas que possam agregar conteúdo para o seu canal.

Diferente das lives, as entrevistas podem ser mais elaboradas, voltadas para temas que conversam com o seu Instagram.

7 – Cobertura de Eventos

Participou de algum evento e tem um vídeo super legal? Poste no seu IGTV.

O público adora vídeos de eventos, pois quem não foi em determinado evento fica por dentro de tudo que rolou por lá.

8 – Vídeos diários

Assim como o Youtube tem os vlogs, porque não criar vídeos diários para o seu IGTV?

Mostre o seu dia a dia, os bastidores, tudo que você faz por trás das câmeras.

Esse tipo de vídeo atrai muito os seus seguidores porque eles se sentem mais próximo do criado de conteúdo.

Por exemplo, a apresentadora Maisa divulga os bastidores de seu programa.

Foto Instagram da Maisa
(Foto: Instagram Maisa)

SAIBA MAIS:

Então, quer ainda mais dicas sobre o Instagram?

Confira nosso post sobre Stories do Instagram

E também de como organizar o seu Feed

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