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Calendário Editorial: Como organizar os seus conteúdos usando essa estratégia

6 de maio de 2020

10 passos para criar e usar um calendário editorial na sua estratégia de marketing e produção de conteúdo.

Todo mundo que trabalha com redes sociais sabe que para ter engajamento e seguidores precisa ter constância, certo?

Então porque não planejar as suas postagens no começo do mês e seguir à risca?

Com a criação de um calendário editorial fica ainda mais fácil essa organização.

Só que muito além disso, o calendário editorial te permite planejar e executar seus posts de forma eficaz e produtiva.

Com isso, confira abaixo o que é, para que usar e 10 passos para criar o seu.

O que é um Calendário Editorial?

Calendário editorial é um cronograma onde todas as suas estratégias e ideias de conteúdos se concentram.

Essa ferramenta te ajuda a planejar e gerenciar os seus post. Pode ser tanto os seus posts de redes sociais, de blog, newsletter, todo tipo de conteúdo que você faz online.

Normalmente o calendário editorial nada mais é que um calendário normal, onde contém as datas e os tópicos dos conteúdos que serão publicados.

O calendário pode estar em diversos formatos, como planilhas, pdf , em um aplicativo, ou até mesmo em um planner.

O importante é usar essa ferramenta para planejar os seus conteúdos com antecedência e ter uma visão da sua semana ou do seu mês.

Além disso você consegue organizar melhor o seu tempo e ter constância nas redes sociais.

Exemplo de um calendario editorial
(Foto: Site Meu Negócio do Coração)

PARA QUE VOCÊ PRECISA DE UM CALENDÁRIO EDITORIAL?

Usar um calendário editorial é necessário se você que aumentar o seu engajamento, número de seguidores e principalmente, criar conteúdos de qualidade para as plataformas online.

Porque, ter o calendário te ajuda com diversas ações, como:

  1. Planejar com antecedência;
  2. Organizar seus conteúdos por tema;
  3. Separar qual tipo de conteúdo vai para qual plataforma;
  4. Saber quando precisará gravar, escrever, etc;
  5. Entender se precisará de ajuda externa;
  6. Acompanhar se está postando como planejado;
  7. Não esquecer grandes ideias que teve de conteúdo;
  8. Pensar estrategicamente como realizar o conteúdo planejado;
  9. Aumentar a sua eficiência com tudo já organizado;
  10.  E por último otimizar o seu tempo, não deixando os conteúdos serem feitos as presas.

Portanto, para criadores de conteúdo, ter o calendário editorial te ajuda em muitas formas. Com ele o seu conteúdo passará a ser de qualidade, além de conseguir tempo para produzi-los.

E assim também, terá o seu próprio estilo de postagens e conteúdos, fidelizando a sua audiência. 

10 passos para criar e usar o seu calendário editorial

Agora que você já sabe o que é, e porque deve usar um calendário editorial, separamos 10 passos de como criar e usar o seu.

1- Defina seus objetivos

O primeiro passo para criar o seu calendário editorial é definir o seu objetivo com ele. Por exemplo, aumentar o número de postagens ou separar os tipos de posts para cada rede social.

Você pode ter mais de um objetivo para o seu calendário, o importante é saber o porque de tê-lo, e como vai te ajudar a alcançar os seus objetivos.

Assim melhorando a sua forma de produzir e criar conteúdos.

2- Analise tudo que já produziu

Antes de começar o seu novo planejamento, faça um levantamento de todos os conteúdos que tem.

É importante escrever os temas, datas de publicação, formato e em qual plataforma que estão esse conteúdos.

Também, se conseguir os analytics de cada um será melhor, pois assim a sua análise ficará mais completa e consequentemente entenderá o que funciona e o que não funcionou para você.

Esse passo é extremamente importante para não criar conteúdo repetido. Então, aproveite para deixar organizando tudo que já fez em um lugar só.

Salve essa analise em um lugar que tenha acesso sempre que precisar.

Foto de uma mulher no computador
(Foto: Site Unsplash)

3- Pesquise a concorrência e sua audiência

Depois de feita a sua análise, está na hora de entender o que pode fazer de diferente ou até mesmo o que vale a pena continuar.  

Existem duas formas de que você pode ter insights de novos conteúdos que são:

Concorrência: Entender o que a sua concorrência posta e obtém sucesso é fundamental para você pensar nos seus conteúdos.

Separe as 10 principais contas concorrentes e veja tudo que eles fazem. Entenda o que vocês têm em comum e o que eles fazem de diferente de você.

E assim se basear nisso para criar os seus novos post.

Audiência: Descubra o que sua audiência realmente gosta de ver. Por mais que você já tenha analisado os dados de suas postagens anteriores, pergunte em suas redes sociais o que os seus seguidores gostam.

Por exemplo, faça uma enquete nos stories perguntando se eles gostam do conteúdo x, se preferem vídeos ou fotos, e por aí vai.

Com essa pesquisa, na hora de planejar de fato, você consegue adaptar as suas ideias para o gosto dos seus seguidores, e consequentemente atrair mais engajamento.

4 – Escreva todas as suas ideias

O próximo passo é escrever todas as ideias que vêm à cabeça depois de suas pesquisas.

É importante anotar o máximo de ideias possíveis, para assim que começar a criar o seu calendário de fato, já ter uma visão das suas ideias.

Faça esse exercício antes de começar o seu planejamento de fato, tente chegar a pelo menos 20/30 ideias de posts que gostaria de fazer no mês.

Não esqueça de tirar ideias baseado na sua audiência e concorrência.

5- Escolha os tópicos da semana/mês

Primeiramente escolha os tópicos para criar os seus conteúdos. Esse tópicos serão guias para tirar duas ideias da cabeça.

Por exemplo, se você é uma criadora de conteúdo de beleza, pense em 4 a 5 temas que gostaria de aborda e ser autoridade nesses assuntos, como:

1- Challenges de maquiagem, 2- review de produtos, 3- tutorial de maquiagem, 4- novidades do mundo da beleza.

Pronto, quando for transformas as suas ideias em posts já sabem para qual editorial será cada conteúdo.

O objetivo é ter as suas categorias definidas, que te permitam ter sempre algo novo para postar sem lhe faltar ideias. Assim te ajudando a pesquisar pautas novas, além de sempre saber sobre o que quer e gosta de falar.

Foto de uma mulher planejando conteúdo para o calendário editorial
(Foto: Unsplash)

6- Escolha a frequência de postagem

Agora que você já tem ideias de posts e editorias, está na hora de planejar a frequência das postagens.

Não existe uma frequência padrão, varia de perfil para perfil, de rede social para rede social.  

Entretanto, para determinar a frequência dos seus posts observe o quanto você consegue produzir por semana, se não irá bombardear os seus seguidores com posts irrelevantes, etc.

Esses planejamentos vão de ajudar na hora de passar tudo para o seu calendário.

7- Determine o layout do seu calendário editorial

Depois de tudo que já planejou, chegou o momento de criar o seu calendário, para isso é necessário pensar no layout dele.

Existem 3 formas de criar o calendário que achamos eficazes e práticas, que são:

No Excel existem duas formas, a primeira é criar uma planilha com uma coluna para datas e uma coluna para conteúdo, algo bem simples.

A segunda opção é escolher um layout de calendário pronto, que o próprio Excel oferece. Para achar esse template, abra o Excel e clique em “modelos”, lá você encontra opções de diversas planilhas. Procure uma de calendário e pronto.

Exemplo de um layout para calendário editorial feiro no excel
(Foto: Planilha Excel)

Agora se você prefere ter tudo anotado a mão, use um planner ou uma agenda para ser o seu calendário editorial.

Tanto o planner quando a agenda, já tem as datas e o espaços corretos para escrever o que for preciso. Sendo assim, basta apenas preencher com o seu planejamento.

Exemplo de uma planner
(Foto: Unsplash)

O site Canva é uma plataforma de design gráfico que permite aos usuários a criação de artes para diversos projetos como: gráficos de mídia social, apresentações, pôsteres, etc.

Então, pesquise “Calendário” e se divirta com as diversas opções que tem. Você pode tanto preencher o calendário no próprio site e salvar em pdf, ou até mesmo imprimir. acesse por aqui!

Exemplo de um layout para calendário editorial tirado do site Canva
(Foto: Site Canva)

8- Preencha seu Calendário Editorial

Você já aprendeu como criar o layout de um calendário editorial. Chegou a hora de preenche-lo usando tudo que planejou.

Escreva quais posts serão em cada dia, hora, o que você precisará para cada postagem, quando planeja executar. Ou seja, quanto mais completo melhor. Para assim na hora de fazer já estar tudo em mãos.

Se optou por um calendário online, preencha o com inspirações, como links, imagens, vídeos e até mesmo outras postagens próprias.

Então, faça do seu calendário o seu guia, tudo que precisará tem que estar lá. Assim nunca mais terá que correr atrás de posts de última hora.

Terá tempo e organização para entregar o melhor conteúdo para os seus seguidores.

9- Fique atenta aos acontecimentos

Claro que o calendário deve ser seu guia, mas isso não significa que você não possa fazer diferente do que planejou.

Por exemplo, a marca dos seus sonhos quer fazer uma parceria com você, e precisa de três postagens por semana, onde já tinha conteúdos planejados. É obvio que você deve priorizar a parceria, salve as suas ideais para outro momento.

Além disso, faça revisões ao longo das semanas para verificar se é necessário algum ajuste na programação.

E também fique atento ao que acontece ao seu redor, tanto para pegar carona em assuntos que estão em alta, até mesmo para não postar algo que não faça mais sentido para as pessoas.

É preciso ter sensibilidade suficiente para adequar seu conteúdo planejado anteriormente aos acontecimentos atuais.

10 – Use o Pinterest como fonte de inspiração

No Pinterest, existem muitos modelos gratuitos de template de calendários editoriais.

Alguns até mesmo já preenchidos com ideias para de conteúdos para o mês inteiro.

Pesquise por “calendário editorial” e aproveite tudo o que possa agregar ao seu planejamento.

Exemplo de uma pesquisa no Pinterest
(Foto: Pinterest)

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