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Curso online de maquiagem: como trazer o seu negócio para o meio digital

26 de junho de 2020

Curso online está super em alta no momento que estamos vivendo, nada melhor do que você transformar o seu negócio para esse mundo.

Então, como todos sabemos, muitos profissionais não estão podendo exercer a sua profissão fisicamente.

E um dos setores mais afetado é o setor da beleza, porque por questões de segurança, não podemos ter o contato próximo com nossas clientes e parceiros.

Então, por que não aproveitar, e transformar o seu negócio para o mundo digital? Assim, você utiliza de novas ferramentas para continuar trabalhando e gerando renda.

Você pode usar tudo que já aprendeu e transmitir o seu conhecimento online.

Como maquiador profissional oferecer cursos online para suas clientes ou seguidores é o melhor caminho para gerir seu negócio no meio digital.

Você pode por exemplo, ensinar seus clientes a se auto maquiarem. Ou criar um curso sobre algum tema especifico da maquiagem.

Existem diversas possibilidades, portanto continue lendo que separamos dicas de como transformar o seu negócio e oferecer cursos e aulas online.

Foto de uma mulher fazendo uma foto para um curso online
(Foto: Unsplash)

DICAS PARA CRIAR SEU CURSO DE MAQUIAGEM ONLINE

1- Pesquise o mercado

O primeiro passo para transformar o seu negócio é pesquisar o que já existe no mercado digital. Por meio da pesquisa você passa a entender o que o mercado já oferece ou o que ainda não existe e você poderá criar.

Faça essa pesquisa analisando os seguintes pontos:

Depois de fazer toda essa análise, está na hora de olhar para o seu próprio negócio.

Pesquise o mercado para criar o seu curso online
(Foto: Unsplash)

2- Entenda o seu negócio

Depois que você já fez essa análise de mercado, está na hora de entender o seu próprio negócio.

Então, se você é uma profissional de maquiagem precisa entender os seus e de seu negócio pontos fortes, o que poderá oferecer online que tem a ver com você.

Uma opção para fazer essa analise é criando um Canvas. O Canvas é uma ferramenta que serve como um mapeamento, para você obter informações de seu negócio.

São blocos prontos, que te ajudam a entender melhor o seu negócio. Veja quais são eles:

Exemplo de uma planilha Canvas adaptada para projetos especiais.

Exemplo de uma planilha Canvas
(Foto: Site Medium)

Ao fazer o Canvas, você consegue mapear o seu negócio e te ajudará para criar o seu curso online.

3 – Conheça o seu nicho

Agora já está na hora de começar a estruturar o seu curso online. Você deve definir qual o tipo de conteúdo de maquiagem irá abordar, pensando em qual nicho deverá explorar.

O nicho de mercado é um segmento mais específico dentro de uma área, geralmente o grupo de pessoas que compõem o nicho tem necessidades pouco exploradas.

Pense: Qual é a sua especialidade? Maquiagem tradicional? Para festas e eventos? Para noivas? Auto maquiagem?

Então, defina isso pensando em qual o nicho que você escolheu para trabalhar.

Por exemplo: você pode ensinar maquiagem para empresárias usarem em sua rotina do dia a dia.

Mas, o seu nicho precisa ser definido com base na sua autoridade sobre o assunto, não adianta escolher um nicho em que você não tenha domínio.

Você terá muito mais chances de ter sucesso se for se comunicar com pessoas que têm as mesmas necessidades que você.

4 – Ferramentas necessárias

Depois te entender o seu nicho, você precisa entender onde acontecerá essas aulas e o que é necessário você ter para realiza-las.

Defina se o seu curso será ao vivo ou gravado.

Se você optar por aulas gravadas, irá precisar de uma plataforma para alimentar com seus vídeos, como por exemplo o Nutror ou Hotmart.

As duas são plataformas que hospedam vídeos e tem interações com métodos de pagamento.

Já as aulas ao vivo, você precisa definir qual ferramentas de chamada de vídeo irá utilizar.

Por exemplo: O Whatsapp permite grupos de até 8 pessoas, o Zoom gratuito são 50 pessoas e até 40 mins, e o Google meets basta ter uma conta no google.

Para aulas em grupos com mais de 150 pessoas, você pode optar pelo youtube.

Faça uma pesquisa e escolha quais plataformas atendem melhor o seu projeto.

Onde você irá realizar as aulas? Na sua penteadeira, na sala, na varada?

Veja na sua casa o melhor lugar, com a melhor iluminação. E que tenha um fundo adequado para não distrair o seu público.

Faça o teste se precisará investir em algum tipo de luz extra para fazer as maquiagens.

Também faça o teste se é melhor fazer o curso por um celular ou um computador.

Qual entrega a melhor qualidade, e qual fica mais confortável para você realizar as aulas.

Entenda como poderão ser as formas de pagamento, por deposito, transferência, algum site de compra? Estude certinho o que será melhor para você.

Você pode criar uma conta na pag seguro, mercado pago ou paypall, mas fique de olho porque eles cobram taxas.

5- Crie o seu curso

Depois te der passado por toda a fase de pesquisa e planejamento, está na hora de colocar a mão na massa e criar o seu curso. O projeto do seu curso.

Defina as seguintes questões:

Então, faça o plano de aulas, e escreva todo o conteúdo do seu curso e defina a data que ele acontecerá para começar as vendas.

Definindo o curso online
(Foto: Unsplash)

6 – Estratégias para divulgação

Agora que você já criou o seu curso, está na hora de pensar na divulgação dele.

Crie todo o material que irá precisar para divulgar sobre o curso.

Materiais como: Artes para redes sociais, releases sobre você e sua aula, vídeo para whatsapp, entre outros.

Nessa estratégia você precisa definir quais serão os seus canais de divulgação e quais produtos poderá criar para cada um deles.

Foque nas redes sociais para a divulgação, por exemplo, no instagram ou no facebook você pode fazer posts patrocinados para atingir ainda mais público.

Também vale muito a pena fazer parcerias com amigas e parceiros, pedindo para eles divulgarem em seus Instagram sobre o seu curso online.

Então, lembre-se de divulgar com antecedência, para dar tempo dos clientes comprarem.

7- Produza conteúdo gratuito

Mesmo com toda a divulgação, as pessoas precisam saber mais sobre você e sua maquiagem para poderem comprar o seu cursos, então porque não criar conteúdos gratuitos online?

Invista em um blog, onde você pode escrever posts, resenhas de produtos, entre outros.

Também invista nas redes sociais, além da divulgação, invista em conteúdos de qualidade para elas.

Por exemplo, Mostre nos Stories os bastidores do seu curso, crie vídeos tutoriais sobre determinados assuntos.

Se você não saber por onde começar, confira o curso da Ju Rakoza sobre Como fazer vídeo tutoriais para o internet.

Porque quanto mais as pessoas te conhecerem e acompanharem o seu trabalho, mais interesse elas terão para comprar um curso seu.

Gravando vídeos para internet.
(Foto: Freepik)

8 – Não pare de se aperfeiçoar!

A última dica para transformar o seu negócio para o mundo digital é nunca parar de se aperfeiçoar. Porque que estuda sempre está a frente com a concorrência.

Estude sobre todo o universo digital, sobre as novidades das redes sociais, sobre as plataformas que usa para o curso online.

E também estude sobre maquiagem, porque assim você sempre terá novidades para passar para os seus clientes e alunos.

Então, aproveite os cursos que a Beauty4Share tem online para você se aperfeiçoar e aprender sobre o universo digital e o da maquiagem.

Saiba mais:

Então, quer saber mais sobre o universo digital?

Aqui mesmo no Blog da Beauty4Share você encontra diversos posts sobre redes sociais, influenciadores, blog, entre outros. Acessem!

E você sabia que a Beauty4share agora tem uma plataforma de cursos online?

Então, são mais de 30 cursos, tem de maquiagem, fotografia, edição de vídeo, criação de conteúdo e muito mais. Acesse já!

E também a Beauty4Share tem mais de 40 cursos presenciais, entre eles Make PRO, Influenciadores da Beleza, Instagram 360, Fotografia e muitos mais. Veja todos aqui!

Então corre e entre em contato pelo nosso Whatsapp!

Beijos e até o próximo post!

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