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Engajamento: Dicas para ter engajamento e se destacar no Instagram

24 de julho de 2020

Ter engajamento no Instagram é a chave para o sucesso!

O Instagram é uma das redes sociais mais usadas no mundo, são mais de 1 bilhão de usuários ativos na plataforma.

No meio de tanta gente, o que mais queremos é se destacar e ter um grande engajamento em nossas postagens.

E nós sabemos que para ter engajamento no Instagram, existe diversos passos e regrinhas que devemos seguir para ter o que desejamos.

Pensando nisso, separamos alguns truques e dicas que vão te ajudar a crescer na plataforma!

Conteúdo no Instagram

O fator de engajamento mais importante é o conteúdo, sem um conteúdo de qualidade você não alcançará público novo, marcas e nem conseguir manter a sua audiência.

Com isso, confira os tópicos abaixo para te ajudar a melhorar o seu conteúdo.


Qualidade

A primeira dica para criar um conteúdo de valor para o Instagram é a qualidade da foto ou do vídeo. Fotos e vídeos escuros, com imagem embaçada, tremida, entre outras, atrapalha o seu conteúdo.

O Instagram é uma rede social de imagens, as pessoas querem ver coisas bonitas, então se elas olharem um perfil com fotos sem qualidade, com certeza não seguiram.

Então, você não precisa gastar milhões em equipamento de qualidade, basta saber usar o que já tem.

Por exemplo, se sua casa é super escura para fazer fotos, porque não usar a luz do dia e se posicionar de frente para uma janela?

Mas, se você quiser investir em algum tipo de luz artificial, opte por ring light, como o da foto abaixo, ou uma luz de led.

Essas duas opções são os mais usados no mercado e os que você encontra com melhor preço.

Exemplo de iluminação para ter mais engajamento
(Foto: Google)

Outra dica é prestar atenção no seu ambiente. Quando você for tirar uma foto, ou gravar um vídeo escolha um fundo clean, não grave na frente de um armário bagunçado, por exemplo.

Qualquer coisa que chame mais atenção que você pode ser ruim, porque as pessoas podem se distrair muito fácil e acabam não prestando atenção a sua mensagem.

Edição

Editar o seu conteúdo também é fundamental!

Porque ninguém quer ver um vídeo que tenha 1 hora, cheio de erro de gravação. As pessoas buscam assistir vídeos que as entretenham ou que ensinam coisas para elas.

Então, para isso é necessário edita-lo. Existem diversos aplicativos super fáceis para editar video pelo próprio celular.

Como por exemplo o aplicativo de edição KineMaster. Ele é super completo e tem diversos recursos inéditos.

Com o KineMaster, crie projetos adicionando e combinando múltiplas camadas de vídeo. Acrescente também imagens, adesivos, efeitos especiais e textos.

Um diferencial do app são as ferramentas de ajuste de cor e realce de imagens. Também tem as funções de aparar, separar e cortar o vídeo.

Foto de divulgação do aplicativo de edição de foto
(Foto: Kane Master divulgação)

E também editar fotos as vezes é necessário, por exemplo, se precisar arrumar a cor ou o foco do que está tentando mostrar, entre outros motivos.

Mas, lembre-se para não pesar na hora da edição, todo mundo tem poros, tem linhas de expressão, etc. Ninguém gosta daquela foto mega editada.

Também existem milhões de editores de fotos para celular, um dos mais usados é o aplicativo Photoshop Express.

No Photoshop Express é possível aprimorar as suas fotos com as ferramentas de correções rápidas, que por exemplo, removem manchas, ajustam a perspectiva.

O app também oferece a correção automática da foto, ajuste de contraste, exposição, brilho e muito mais.

Exemplo d aplicativo de edição de foto
(Foto: Photoshop Express divulgação)

Legenda

A legenda do seu conteúdo também precisa ser de qualidade. Não adianta você ter uma foto ou um vídeo incrível, sem uma legenda que explique o seu conteúdo.

Aqui podemos usar uma técnica de jornalismo chamada de Lide. O Lide nada mais é que responder a cinco perguntas, que são: O que, quem, como, onde e porque.

Quando você responde essas cinco perguntas na sua legenda, você já tem tudo que precisa para as pessoas entenderem sobre o que é o seu conteúdo, como se fosse um resumo.

Agora, se achar que o seu público não lê textão, trabalhe com essa técnica. Já se você é adapta do textão, comece pelo Lide e siga com o que mais deseja escrever.

(Foto: Unsplash)

Use todas as funcionalidades do Instagram

Uma estratégia de conteúdo é usar todas as funcionalidades do Instagram, feed, stories, Igtv e o reels.

Principalmente quando o Instagram lança uma nova funcionalidade, ele quer que você use e consequentemente ira entregar o seu conteúdo para mais pessoas. Te ajudando ainda mais a ter engajamento com um público chegando.

Então, tenha em mente a criação de diferentes conteúdos para cada funcionalidade. Para o Stories você pode mostra o seu dia a dia, e o feed podem ser conteúdos em fotos e vídeos diversos.

Como os Stories e o Feed já são os mais utilizados, portanto separamos uma explicação a baixo sobre o IGTV e o mais novo lançamento, o Reels.

IGTV

O IGTV tem o objetivo de aproximar o público dos criadores de conteúdo. O aplicativo foi planejado para ser uma forma inovadora de consumir vídeos.

Porque enquanto o Instagram permite vídeos de apenas 1 minuto de duração, no IGTV é permitido conteúdos de até 1 hora.

Além disso, o formato dos vídeos é na vertical e em tela cheia, diferentemente dos vídeos publicados no feed.

Escolha criar conteúdos mais elaborados como review de produtos, passo a passo, entre outros.

(Foto: Instagram divulgação)

Reels

O Reels foi lançado dia 24 de Junho, é possível usar áudios, efeitos, dublagens e realizar várias sequências de takes.

Nele são permitidos vídeos de apenas 15 segundos. Então escolha fazer conteúdos rápidos, como Challenges para o Reels.

Ferramente reels para engajamento
(Foto: Instagram Divulgação)

ESTRATÉGIAS PARA O ENGAJAMENTO

Depois que você se dedicou a criar um conteúdo de qualidade, está na hora de usar estratégias para aumentar o seu engajamento. Separamos algumas dicas a baixo que fazem toda a diferença.

Frequência de postagens

Tenha em mente que não adianta ter um excelente conteúdo se não tem frequência nas suas postagens.

Se você posta uma vez a cada 10 dias, não terá público que continuaram te seguindo e muito menos um público novo.

Porque as pessoas gostam de ver coisas novas, saber que sempre encontraram posts novos na sua página ajuda a fidelizar a audiência.

Então, a dica principal é planeje as suas postagens com antecedência.

Assim, crie um cronograma de postagens que você consiga se dedicar. Isso te ajuda até mesmo a pensar nos conteúdos, evitando postar só por postar.

O ideal são 7 posts por semana, um por dia. Mas se você está começando agora e não se sente confortável, planeje as postagens conforme encaixar melhor no seu cronograma.

Confira o nosso post sobre calendário editorial, que pode te ajudar a começar esse planejamento e frequência de postagens. Exemplo de um calendário editorial abaixo.

Ter frequência em postagem ajuda ao engajamento.
(Foto: Pinterest)

Analisar suas métricas

Entender e saber analisar os dados que o Instagram oferece para você é fundamental.

Primeiramente você deve ter uma conta de criador de conteúdo ou de negócios, que só dessa forma o Instagram te mostrará o analytics.

Analise as métricas para engajamento
(Foto: Postgraim)

Como na foto acima são esses dados que o Instagram oferece para você.

A descoberta significa o total de pessoas que descobriram seu perfil durante aquela semana.

Já o alcance é a contagem individual por pessoas. E as impressões é o número repetido de quantas vezes a pessoa entrou no seu perfil naquela semana.

Já os dados de cada publicação mostram o alcance, que é o número total de pessoas que viram a publicação.

As impressões é o número total de vezes que as pessoas viram a publicação e por ultimo temos o compartilhamento, que o total de envios do seu conteúdo por mensagem direta e de envios para os Stories.

É através da analise dessas informações que te ajudará a entender o seu melhor horário de postar, os conteúdos que o seu público mais gostou, que compartilhou, etc.

E com isso você saberá se aproximar ainda mais deles, trazendo conteúdos que iram engajar sem sombra de dúvidas.

Interaja com o público

Interagir com o seu público é uma das chaves do sucesso para manter o seu engajamento.

Responda todos os comentários, todas as menções de stories. Tudo que o público quer é sentir você próximo a ele, o que consequentemente faz com que eles interajam cada vez mais em suas postagens.

Aproveite para estimular conversas, por exemplo, faça caixa de perguntas, enquetes, teste, entre outros nos Stories. Porque assim os seus seguidores ao responder, sentira ainda mais próximo de você e de seu conteúdo.

Veja por exemplo o perfil da Netflix, eles sempre estão respondendo os seus seguidores.

Engajamento em comentários de instagram
(Foto: Equipe Beauty4Share)

Hashtags

E por último, Usar as Hashtags também ajuda a atrair mais audiência e engajamento para o seu perfil.

Segundo a Professora Andressa Zandrea, informação passada para ela oficialmente pelo o Instagram, se dever usar 5 hashtags por postagem, nem mais nem menos.

Com isso, escolha as Hashtags com sabedoria, não adianta você colocar uma hashtags em inglês se o seu publico fala português. Não estará atraindo ninguém novo para sua postagem.

Truques infalíveis para aumentar o engajamento do seu conteúdo

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Produzir conteúdo para as redes sociais é mandatório para qualquer profissional de beleza sobreviver, ser reconhecido e aumentar a captação e fidelização de novas clientes.

Nesta aula você vai aprender técnicas para fazer com que o seu conteúdo chegue para mais pessoas e também conquiste sua audiência nas redes sociais.

No curso você vai aprender como criar um conteúdo relevante, dicas de ouro para escrever. A importância de criar enquetes, desafios e campanhas, entre outros.

O curso truques infalíveis é realizado pela expert Andressa Zanadreia,

Editora do UOL, trabalha com jornalismo de moda e beleza há 14 anos, com passagens por Quem Acontece, portal iG, Grupo Estado, Revista Paradoxo e jornal A Gazeta.

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Como aumentar seu engajamento
(Foto: Beauty4Share)

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