Cabelo
Influenciador digital: Passo a passo para se tornar um
Influenciador digital é uma das palavras que mais ouvimos no momento, eles estão em todos os lugares, de personagens em novela até no Big Brother Brasil.
No entanto, muitas pessoas ainda não sabem o que esse termo significa, e outros querem ser influenciadores e não sabem por onde começar.
Nesse post vamos explicar o que é um influenciador digital, como ser um e como ganhar dinheiro com essa nova profissão. Acompanhem com a gente!
O que é Influenciador digital?
Influenciador digital é o termo usado para pessoas que tem um público fiel e engajado em perfis de redes sociais, como Youtube, Instagram, Twitter e blogs.
Essas pessoas exercem uma forte influência em seus seguidores, seja para realizar uma compra de algo que eles indicam, ou até mesmo para discutir um assunto online.
Um influenciador digital vai falar com milhares de pessoas diariamente, vai oferecer conteúdos do mais diversos tipos e terá varias interações com seus seguidores online.
Existem diversos segmentos de influenciadores digitais. De maquiadores a ilusionistas, temos especialistas em marketing digital que são influenciadores, ou seja, tem público para todo mundo.
A agência global de influenciadores, SamyRoad, realizou uma pesquisa no Brasil em que mapeou mais de 920 mil influenciadores digitais. Você com certeza segue ao menos um influenciador em suas redes sociais.
Como ser um Influenciador digital?
Essa é a pergunta que não quer calar, “como eu me torno um influenciador digital?” Separamos 8 passos para você por em prática já.
1- Escolha um nicho
O primeiro passo para se tornar um influenciador digital é escolher o seu nicho de mercado.
Como já mostramos acima, existem mais de 900 mil influenciadores, de todos segmentos que podemos imaginar, de blogueira de moda até chefes de cozinha, de 5 mil seguidores a 100 mil.
Então é muito importante ter um nicho definido, escolha pensando no que você ama, não no que está na moda.
Lembre-se que você vai conviver com esse tema escolhido por pelo menos 8h por dia.

Um exemplo de nicho bem definido é o canal Deboche Astral. Esse canal é voltado para o público que gosta de astrologia e humor.
2- Escolha as redes sociais
Agora que você já definiu sobre o que quer falar, determine onde irá se pronunciar, ou seja, escolha as redes sociais em que vai ter um perfil.
Antes de escolher, pense que não existe a melhor rede social, você pode escolher a que quiser, ou a que melhor servir para o seu conteúdo.
A Tabata Boccato, professora de posicionamento e relações públicas na Beauty4share, explicou durante sua live que, você pode ter todas as redes sociais, não tem problema, desde que você tenha tempo para criar conteúdo para todas elas.
“Porque não adianta criar para uma só e ficar replicando o conteúdo nas outras, além de ficar chato, cada rede social funciona de uma forma.”, afirmou a Tabata.
Uma dica bem legal que a Tabata passou para gente é: Sempre tenha o seu site, as redes sociais podem deixar de existir, como por exemplo o Orkut deixou, mas um site, um blog sempre estará lá.
3- Entenda sobre o assunto
Você escolheu falar sobre o que ama, mas muito além de amar, você precisa entender sobre o que está falando, passar credibilidade sobre o assunto.
Então estude o seu tema, por exemplo, vai se tornar influenciador de maquiagem? Se aperfeiçoe, faça cursos de maquiagem profissional, treine as makes em você e nas suas amigas, etc.
Quando o público quando busca alguém para seguir, pretende ver influenciadores que são referências no assunto.
Existe muita concorrência, então a audiência vai ser fiel com aqueles que são especialistas e que sabe muito bem o que estão informando para os seus seguidores.
Portanto, não relaxe, continue sempre estudando e se aperfeiçoando no assunto.
4- Produza conteúdo
Produzir conteúdo é o trabalho de um influenciador digital. Não basta apenas ter um perfil cheio de fotos bonitas, mas não ter nada para dizer para o seu público.
As suas postagens precisam entregar algum valor para os seus seguidores, porque se não as pessoas com o passar do tempo não vão mais engajar e assim parar de te seguir.
Para isso, um bom planejamento de conteúdo é muito importante. Planeje o que deseja postar, onde e como será realizado esse conteúdo.
Por exemplo, uma review de um produto. Será em vídeo, em stories, em uma live? Planeje bem e execute.
Uma dica é ficar de olho em seus concorrentes, como eles fazem e o que estão fazendo, porque assim você pode fazer diferente e seus conteúdos vão se destacar.

Por exemplo um conteúdo postado em forma de vídeo no Instagram, que também foi usado no Youtube.
5- Influenciador autêntico e fiel a si mesmo
Uma das coisas mais importante no mundo digital é você ser autêntico e fiel a si mesmo no seu conteúdo e na mensagem que quer passar.
Quem nunca seguiu um influenciador, e quando viu ele deixou de ser quem era, de passar a mensagem que passava antes?
Cada dia isso é mais comum, então seja você mesmo a todo o momento, não tenha medo de se mostrar para o mundo.
Você agora é a sua própria marca, então pense como uma marca. Uma marca sempre entrega o que foi proposto.
Fique atento para estar sempre de acordo com seu perfil, seus seguidores esperam por autenticidade.
Além disso, quando uma marca estiver procurando por alguém para fechar um contrato, ela vai procurar por alguém autêntico, que não vai mudar o conteúdo ou a forma de se comunicar do dia para a noite.
6- Faça networking
Fazer contato é tudo no meio digital, então procure se relacionar com pessoas do seu meio.
Siga as pessoas que você admira, engaje nos seus posts e assim que possível entre em contato para fazerem colaborações.
Claro que seria perfeito fazer uma parceria com algum influenciador que tem milhões de seguidores, mas comece com influenciadores que estão ao seu redor e começando assim como você.
Criar uma rede de apoio com esses novos influenciadores para um ajudar o outro a crescer é super legal.
Também apareça em todos eventos que for convidado, você pode conhecer gente nova e fazer grandes contatos por lá.

Exemplo de uma colaboração com Influenciadoras do Squad da Beauty4share.
7- Interaja com o público
Sem um público engajado não há influenciador digital. É muito importante criar uma interação com os seus seguidores e há diversas formas de fazer isso.
Comece respondendo todos os comentários e DM’s, mostre que você está disponível para conversar com eles.
Procure curtir, comentar e compartilhar as fotos que eles marcarem você.
E faça lives, stories, enquetes, perguntas e respostas, qualquer conteúdo que tenha uma interação a mais com você.
8- Relacionamento com marcas
O último passo para ser um influenciador digital é parceria com marcas.
Entre em contato com marcas que você goste e tenha a ver com o seu nicho para parcerias, para assim elas conheceram o seu perfil.
Tenha um mídia kit atualizado, onde mostre todas as informações que a empresa possa querer saber sobre você, como engajamento, público alvo, número de visualizações no stories, etc.
No começo pode rolar das marcas ainda não quererem fechar um post patrocinado, mas, por outro lado, se elas gostarem do seu perfil, podem começar mandando uns mimos para ser divulgados.
É super importante postar todo tipo de produto que receber, claro, que se encaixe no seu nicho e conteúdo, porque isso mostra para a marca que você esta criando conteúdo de forma espontânea e eles vão notar você.
E da mesma forma que a marca está de olho em atrair novo público para eles, você também atrai novos seguidores fãs da marca por meio de recebidos e parceria.

O que não fazer ao se tornar um influenciador?
Existem coisas que ao se tornar um influenciador digital não são legais de fazer.
Você deve pensar como uma marca, como uma figura pública, então não pode exagerar na forma de atingir seus objetivos.
Aqui listamos 3 pontos que não se deve fazer ao se tornar um influenciador.
Não compre seguidores
Muitas pessoas associam o termo influenciador digital a ter 1 milhão de seguidores, e querem fazer de tudo para atingir esse número mágico, por isso acabam por comprar seguidores.
Os seguidores comprados só vão fazer você ter números, e não engajamento com os seus conteúdos. Você estará criando para “fantasmas”, não terá seguidores para divulgar o seu trabalho e nem um público fiel.
Além do que, é o engajamento que faz as marcas irem atrás de você para parceria, não o número de seguidores.
E nós sabemos que ser um influenciador vai além da quantidade de seguidores, portanto não ache que o caminho para crescer é compra-los.
Não arrisque a sua reputação
Na internet as pessoas estão sempre atentas em tudo que se faz e se fala, portanto pense muito bem antes de fechar uma parceria que possa te comprometer.
Por exemplo, se você ama comer doces e fast food, todo final de semana posta um stories provando doces incríveis, ou comendo um fast food e uma marca de comida fitness entra em contato para você fazer um publi post deles.
Você não acha que os seus seguidores vão ver que você não esta sendo autêntico com essa parceria? Não seria mais legal ao invés da marca fitness, você buscar parceria com uma confeitaria?
Então não arrisque sua reputação ao trazer conteúdos que o seu público sabe que não combinam com o seu estilo e sua mensagem.
Não perca a paciência
Em primeiro lugar, lembre-se grandes influenciadores começaram a 8, 9 anos atrás, ninguém que começou hoje terá milhões de seguidores do dia para a noite. Ou seja, tenha paciência ao construir o seu negócio.
Todo mundo começa do 0, o importante é você não deixar de criar conteúdos, e de interagir com os seguidores para continuar crescendo, que consequentemente a persistência te levará ao crescimento e assim te trará parcerias e contratos.

Como ganhar dinheiro sendo um Influenciador digital?
Depois de você entender como ser um influenciador, e do que não fazer ao se tornar um influenciador, nada melhor do que entender como ganhar dinheiro com essa nova profissão.
Estudos apontam que o público tem 71% mais chances de fazer uma compra com base em indicações de influenciadores, porque o poder de influência destas pessoas, acaba se transformando em uma ótima fonte de renda.
Em primeiro lugar, uma das formas de um influenciador digital ganhar dinheiro é por meio de Posts Patrocinados.
POSTS PATROCINADOS
Posts patrocinados são postagens em que uma empresa paga determinado valor para estar no seu perfil. Seja você falando sobre o produto, ou serviço.
Você pode negociar como será feita essa postagem, vídeo, foto e texto, stories, etc. O que agradar mais a você e a marca contratante.
Os valores são definidos por você, quanto maior for o seu número de seguidores mais você pode cobrar.
Então lembre-se sempre de usar as hashtags que indicam o post pago, como #publipost, porque as pessoas precisam saber o que você recomendou organicamente e o que está sendo paga para você falar.

A Giovanna Ewbank fez um publi post para a Seara e indicou nas hashtag que foi patrocinado.
PALESTRAS E EVENTOS
Outra forma de ganhar dinheiro como influenciador é por meio de palestras e eventos. Então, se você já for uma referência sobre determinado tema que aborda em seus canais, você pode cobrar para dar palestras, participar de workshops e masterclass.
Por exemplo, para participar de um determinado evento, você pode negociar em troca de produtos, e divulgação.

Exemplo da Influenciadora Nathalia Arcuri dando uma palestra.
CONTEÚDOS PAGOS
Além de tudo que você oferece de conteúdo gratuito para seus seguidores, você pode oferecer conteúdos mais específicos de forma paga .
Você é referencia em determinado assunto, as pessoas adoram o seu conteúdo e sempre querem saber mais, então que tal escrever um e-book e cobrar por ele?
Ou até mesmo oferecer um curso online que aprofunde seus conhecimentos.
Portanto, há diversas formas de ganhar dinheiro com a internet, basta apenas um pouco de criatividade e muito conhecimento.

Por exemplo, A Juliana Rakoza tem diversos e-books e cursos online pagos para quem quer ainda mais informações da especialidade dela.
Saiba mais:
Amou o nosso artigo e quer se tornar um influenciador digital? A Beauty4Share tem o curso perfeito para quem quer ser influenciado de beleza!
Reunimos os melhores profissionais do mercado no primeiro curso de formação para influenciadores digitais da beleza no Brasil. Destinado a quem deseja trabalhar como influenciador na área de moda e beleza, o curso fornece uma visão completa sobre o gerenciamento da carreira, ferramentas e métricas para criar o seu próprio conteúdo e se destacar de forma criativa.
Acesse para saber mais sobre o curso: https://www.beauty4share.com.br/curso/influenciadores-digitais/
Então entre com contato com a gente pelo whatsapp e tire todas as suas dúvidas!