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Instagram: 20 dicas para fazer do seu Instagram a sua marca

26 de março de 2020

Hoje em dia o Instagram é a principal ferramenta para promover o seu trabalho na internet, são mais de 1 bilhão de usuários do mundo inteiro.

Então nada melhor do que você que está começando agora, entender as formas de deixar o seu perfil mais profissional e atrair novos seguidores e possíveis clientes!

Pensando nisso separamos 20 dicas essenciais para você começar já.

Confira abaixo:

1- Trocar para perfil comercial

O primeiro passo para profissionalizar o seu perfil é trocar sua conta particular no Instagram para uma conta comercial.

Legal, você deve estar se perguntando: mas porque isso é tão importante? Porque quando se tem um Instagram comercial, você tem direito a dados gratuitos que o próprio aplicativo mostrara para você.

Como por exemplo, estatísticas sobre suas impressões, alcance de postagens, sexo e idade de seus seguidores, entre outros dados bem legais.

Print do instagram que mostra gráficos
( Foto: divulgação Google. )

Dados que o Instagram comercial entrega para os seus usuários.

Analisar esse tipo de dado vai ser fundamental para você entender como os seus seguidores reagem a suas postagens e como as pessoas estão descobrindo o seu perfil, assuntos que vamos ver nas próximas dicas.

E para você mudar sua conta basta acessar as configurações do Instagram e clicar em “Alternar para o perfil de negócios”.

2- Público para o Instagram

Um fator que vai guiar o seu Instagram é entender e definir o seu público.

Para e pensa: Quem é o meu público? Quem são as pessoas que eu quero atrair para o meu perfil?.

Defina as características que você imagina que o seu público terá, por exemplo, mulheres de 20 a 30 anos, brasileiras, solteiras, etc. A criação dessa pessoa fictícia ajuda você a ter a sua linguagem, e parecer ainda mais amigável com os seus seguidores.

Além de ficar mais fácil você saber que tipo de conteúdo será relevante para eles e consequentemente atrair novos seguidores do mesmo perfil definido.

Uma dica é: Comece a seguir pessoas que estejam no seu perfil de público para elas conhecerem o seu Instagram, siga #hastags que você ache que tenha tudo a ver com esse público e curta suas publicações.

3- A Biografia importa

Agora que você já entendeu e definiu quem é o seu público, partiu se dedicar ao seu conteúdo, porque para os usuários interagirem com o seu perfil eles precisarão ter conteúdos relevantes e interessantes para eles.

Primeiro de tudo, antes do seguidor rolar o seu feed, a sua biografia é algo que a pessoa que clicar no seu perfil verá antes de tudo, portanto escreva algo que mostre sua personalidade e o que vão encontra ali.

exemplo de uma biografia

(Foto: Instagram Camila Porto. )

Exemplo de uma biografia com todas as informações necessárias.

Uma coisa que pode ser feita na Bio do Instagram, que vai deixar ela ainda mais profissional é a possibilidade de colocar links. Aqui você pode colocar link para o seu site, blog e até mesmo seu Whatsapp comercial.

A Biografia também permite que você use #hashtags nela, deixando ainda mais característico.

4- Planeje os conteúdos

Chegamos agora nas dicas principais para o seu Instagram se transformar  e você ter muito engajamento e seguidores.

O que é o Instagram sem postagens? Nada! Então antes de mais nada pense nos seus conteúdos.

Crie uma lista de tudo que deseja ter no seu Instagram, por exemplo: fotos de make, dicas de produtos, bastidores de trabalhos, etc. Com essa lista fica fácil criar os conteúdos que serão postadas.

Também defina o que será para o Stories, e o que vai para o feed, e para o IGTV. E claro, use e abuse de todos os tipos de mídias, como vídeos, gif, etc.

Além de tudo isso, evite ser artificial nas suas postagens, faça com que o público realmente se sinta próximo a você e ao seu conteúdo.

5- Capriche no Feed

O Feed do Instagram é onde concentra a maior parte do seu conteúdo. Então criar um visual bonito e harmônico para ele é super importante.

Você pode começar organizando o feed com uma fileira de 3 fotos que combinam entre em si, ou você pode pensar em intercalar os tipo de fotos.

Qualquer forma de organizar o feed vale, o importante é trabalhar com ele a seu favor.

Também defina uma paleta de cor, e até mesmo os filtros que usará nas fotos que postar. Assim você deixa o feed visualmente agradável para os seus seguidores.

Use fotos bonitas, com boa luz e qualidade. Se o seu conteúdo permitir mais fotos use o carrossel. Também não esqueça de vídeos e gifs para diversificar o conteúdo.

print mostra 6 fotos azuis na boca rosa
(Foto: Instagram Bianca Andrade)

Exemplo: Feed da boca rosa organizado para uma campanha.

6- Use o Stories do instagram

O Stories do Instagram chegou para ficar. Hoje em dia os usuários estão cada vez mais se dedicando a conteúdo exclusivos para o Stories e trazendo mais engajamento para si.

Diferente do Feed, nos Stories você não precisa se preocupar com harmonização. Os conteúdos podem ser mais livres, porém só duram 24h.

Use o Stories para mostrar o seu dia a dia, os  bastidores. Também é ótimo para conversar com os seus seguidores.

Outra coisa legal do Stories são os stickers interativos, que permite você a fazer um quiz, uma enquete e caixa de perguntas.

Use também para dar noticias aos seus usuários, por exemplo, vai participar de um evento? Conte para eles por lá.

exemplo de dois prints de stories do instagram
(Foto: Divulgação Google )

Exemplos de enquetes no stories do Instagram.

7- Conteúdo também para o IGTV

O IGTV é uma nova funcionalidade para vídeos no Instagram, que tem o objetivo de compartilhar vídeos longos.

O feed só permite que você poste vídeos de até 1 minuto, já o IGTV permite que você tenha vídeos a partir de 1 min e 15 segundos até vídeos de 1 hora.

A melhor forma de usar esse recurso é por meio de conteúdos longos, bem planejados e executados, por exemplo, quer mostrar sua rotina de Skin Care que tem 10 passos complexos? Use o IGTV.

E o IGTV permite vídeos no formato vertical, e também te permite colocar capa em cada vídeo, assim combinando com a sua identidade visual.

8- Não tenha medo de legendas grandes

As legendas do feed é o espaço que você deve usar para trabalhar o seu conteúdo.

Já vimos como ter um feed harmônico e interessante visualmente para os seus seguidores, mas não adianta só pensar nas fotos e vídeos e não pensar nas legendas.

As legendas permitem que você descreva todo o seu post, por exemplo, pode contar sobre como a foto foi feita, passar informações, fazer reviews ou o que mais for relevante para o seu público.

Além de que, quanto mais o seu seguidor interagir com você pelos seus comentários por conta da sua legenda, melhor o seu engajamento no Instagram.

Print de uma legenda no instagram
(Foto: Instagram Nina Secrets)

Exemplo de uma legenda onde a Nina Secrets explicou sobre o produto dela.

9- Post com frequência

Você já viu algum perfil profissional ficar sem postar por semanas? Acredito que não! Porque se você ficar sem compartilhar conteúdo por dias, a chance dos seus seguidores esquecerem de você é muito grande, além de eles não interagirem mais com suas postagens.

Então para entender como deve ser a sua frequência faça testes, por exemplo, postou todo dia nos Stories e 2 vezes na semana no feed e teve pouco engajamento? Aumente as postagens.

Vá testando, o importante é não deixar de postar e entender o que funciona melhor para você.

Use o Instagram analytics para entender os números.

10- Defina Horários

Outra dica para você analisar é o melhor horário para postar, aproveite que está testou a sua frequência e teste postar em horários diferentes para sentir o engajamento do seu público em diferentes horários.

Tem horário que já são mais oportunos, por exemplo, no horário do almoço geralmente as pessoas estão online e tem mais chances de verem o seu conteúdo.

Use o gráfico que o Instagram comercial disponibiliza para analisar os melhores horários.

Depois que perceber qual horário e sua frequência ideal se programe para por em prática.

11- Interação com os seguidores

Depois de deixar o seu perfil organizadinho, com público definido, conteúdo de qualidade, e frequência nas postagens, está na hora de interagir com o seu público.

Curta e comente nas fotos deles, responda todas os seus comentários nas suas fotos, poste enquete nos Stories e reposte conteúdos que você foi marcado.

Não esqueça de responder as DM’s também, porque isso mostra para os seus seguidores o quanto você está aberto para interagir com eles.

Com essas praticas seu engajamento vai crescer muito e você terá seguidores fieis.

12- Hashtags

As #hashtags são algo fundamental para serem usadas. Elas servem para os usuários acharem o seu conteúdo quando estão fazendo uma busca no Instagram pela hashtag usada.

Então saiba usar com sabedoria, use hashtags que façam sentido na sua postagem. Não adianta postar hashtags que sejam muito populares e não conversarem com o seu conteúdo.

Também use uma quantidade legal, de 3 a 5 hashtags por conteúdo está ótimo.

Uma dica bem legal é você criar uma #hashtag interativa que possa ser usada pelo seu público, assim fica ainda mais fácil não perder nada que estão fazendo.

(Foto: Instagram Mari Saad)

O perfil da Mari Saad tem os destaques de tudo que ela mostrar no stories organizado.

16-Promova em outras redes sociais

Não tem problema nenhum você utilizar suas outras redes sociais para divulgar o seu Instagram.

A primeira coisa que você pode fazer é se logar. no facebook, twitter e Tumblr pelo seu Instagram.  Assim toda postagem que você fizer já será postada automaticamente nos seus outros perfis.

Outra rede social que você pode compartilhar o seu Instagram é o Whatsapp. Mande as suas publicações nos grupos que participa e avise no status que tem post novo.

17 -Faça Colabs no Instagram

Que tal se juntar com outros perfis que estão começando e fazer colaborações? Vemos muito esse tipo de prática no Youtube, mas que tal testar no Instagram também?

Convide influenciadores/amigos para vocês fazerem uma colab juntos.

Pense em conteúdos que possam agregar para cada perfil. Vocês podem criar posts como convidado no Instagram do outro, podem fazer lives compartilhadas, e até mesmo um IGTV  juntos.

O importante é compartilharem conhecimento e expertises, além de trazer um público novo para cada um.

18 – Observe outros perfis

Cada nicho no Instagram tem pelo menos 100 pessoas falando sobre o assunto. A dica é observar o que outros perfis estão fazendo para você fazer diferente e poder se destacar.

Por exemplo, viu que esta todo mundo fazendo um resenha em vídeo para um produto x, que tal você fazer uma live no lugar da resenha em vídeo?.

Ao observar os outros perfis, você consegue ver o que funciona para eles, o que não funciona e trazer inovações para o seu próprio Instagram.

19 -Repost no Stories

Viu um conteúdo legal nos Stories que agrega ao seu perfil? Repost.

Essa pratica além de atrair mais engajamento, você consegue interagir com outros perfis.

Uma dica é você avisar que irá repostar, assim o perfil fica ciente e cria uma conversa com você.

Isso te ajuda ate na hora de pensar em quem chamar para fazer uma colab com você. E também mantera o seu publico sempre engajado com novidades.

20- Se atualize!

O Instagram é uma rede social que todo ano traz inovações. Da mais simples como usar gifs nos Stories até as mais complexas como o IGTV.

Então a dica é sempre leia as noticias sobre o instagram, entenda como funciona as novas atualizações e coloque em prática na mesma hora.

Nada será mais interessante para os seus seguidores verem como você esta usando antes de todo mundo a nova ferramenta do instagram.

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