Cabelo
Instagram Insights: como entender a analytics do seu Instagram?
O Instagram Insights é uma ferramenta para análise de métricas disponibilizada pelo própria plataforma.
Deve ser usada por criadores de conteúdos e marcas, porque o objetivo da ferramenta é oferecer todos os dados da sua conta para que você possa analisar e mensurar o que está funcionando no seu perfil.
Com o Insights você consegue saber quantas pessoas visualizaram o seu perfil, tudo sobre o seu público, quantos novos seguidores ganhou, entre outras.
É mega importante você entender o que cada ação representa para assim analisar o seu crescimento, se suas estratégias de marketing e conteúdo estão funcionando.
Então, pensando nisso, separamos todas as informações que você precisa saber para entender tudo sobre o Instagram Insights.
Confira já!
*Todas as fotos foram produzidas pela equipe Beauty4Share
O que é o Instagram Insights?
O Instagram insights é uma ferramenta que mostra as métricas da sua conta do Instagram.
Ou seja, esse recurso permite que você tenha acesso a informações mais completas sobre a sua página, como: localização do seu público, quantas pessoas clicaram no seu perfil, quantas visualizações seus posts tiveram, entre outras.
Então, cabe a você entender o que elas representam para assim poder analisar o seu desempenho na rede.
Como ter acesso ao Instagram Insights?
Para você ter acesso a todas essas informações é necessário que a sua conta seja de negócios ou de criação de conteúdo.
Para transformar a sua conta, confira os passos:
- Vá nas configurações do seu perfil e selecione a opção “Mudar para o perfil comercial”;
- Depois o Instagram vai solicitar que você conecte com seu perfil do Facebook;
- Se você ainda não tiver um, o Instagram vai dar a opção de criar na hora;
- Por fim, é só editar os dados de contato que você quer que apareçam na sua conta e confirmar;
- E para acessar o Insigths basta você ir no seu perfil e clicar em informações, como vemos na foto abaixo. Lá estarão todas elas.
Principais métricas do Instagram Insights
Muitas pessoas ao entrar a primeira vez no Insigths não tem ideia do que significa cada métrica que está sendo mostrada.
Se identificou? Bom, é justamente por essas dúvidas que vamos detalhar a baixo o que significa as principais métricas para você analisar.
Bora conferir!
Visão Geral
Assim que entramos no Instagram Insights temos as informações resumidamente.
Na Visão Geral mostra quantas contas foram alcançadas, a interação com o conteúdo, e o total de seguidores. Rolando um pouco, podemos ver todas as publicações que fizemos.
O legal dessa primeira parte é que podemos selecionar o período que queremos ver as informações. A ferramenta disponibiliza a opção de 7 dias ou 30 dias. O que deixa sua análise ainda mais completa.
Interações
A aba de interações é uma das principais para você analisar como anda o seu engajamento no Instagram.
Para acessa-la basta você clicar em “Interações com o Conteúdo”.
A primeira informação oferecida é a interação com o conteúdo, que mostra quais foram as interações que ocorram no seu perfil.
Aqui mostra quantas curtidas, comentários e compartilhamentos no período determinado.
O que ajuda você a entender se está criando conteúdos que gerem o Call To Action, ou seja, se os usuários estão realizando ações.
Outro dado que o Instagram oferece é a quantidade de interações com Stories e IGTV. E suas publicações mais relevantes.
Alcance
O Alcance é a métrica que gera mais dúvida para os usuários. Porque muitas pessoas não sabem a diferença entre alcance e impressões.
Então vamos a diferença entra cada uma:
Alcance: é o número de pessoas individuais que visualizam o seu conteúdo. Contabilizando uma única vez.
Impressões: é o numero de vezes que o seu conteúdo foi exibido, ou seja, uma mesma pessoa pode ter visualizado diversas vezes o mesmo conteúdo.
Por isso o número de impressões é sempre igual ou maior que o do alcance.
Nessa parte do Insights, também podemos ver as atividades da sua conta, ou seja, quantas pessoas visitaram seu perfil, clicaram no seu site, enfim.
Público
E por último temos o Público, que é uma das partes mais legais da ferramenta. Pois apresenta tudo que você precisa saber sobre os seus seguidores.
Uma ótima métrica para você analisar e te ajudar com a criação de conteúdos ainda mais assertivos para eles.
Então, na aba do Público, o Instagram mostra a porcentagem de homens e mulheres que te segue, a faixa etária e localização dos seguidores.
E ainda os horários e os dias da semana em que eles são mais ativos. O que é perfeito para saber a hora ideal de postar.
Dicas extras
Essas são as principais métricas que o Instagram Insights oferece para o seus usuários.
É uma ferramenta super completa, que realmente ajuda qualquer criador de conteúdo ou marca a entender como está o seu crescimento e engajamento.
Tente colocar na sua rotina a análise dessas métricas, porque assim você conseguirá criar um conteúdo com muito mais valor e que tem tudo a ver com o seu público.
Outra dica para uma análise ainda mais completa é o Instagram Insigths da suas próprias postagens no feed e dos stories.
No Feed o Instagram oferece os seguintes dados:
- Número de curtidas;
- Número de comentários;
- Quantas contas salvaram o seu post;
- Número de vezes que enviaram o seu conteúdo;
- Quantas Interações tiveram, que são ações como visita ao perfil, clique em link;
- E as impressões dessa sua postagem.
Nos Stories também podemos ver as seguintes métricas:
- Número de impressões;
- Número de contas alcançadas;
- Métricas de navegação que são: Toques para avançar ou voltar, pular para o próximo stories ou quantas pessoas saíram dos stories;
- E a quantidade de interações como: resposta, visitas ao perfil, entre outras.
E essas são todas as informações completas que o Instagram Insights oferece.
Saiba mais:
Então, quer saber ainda mais sobre dicas para redes sociais?
Aqui mesmo no Blog da Beauty4Share você encontra, porque temos desde de posts de maquiagem, redes sociais, até cosmetologia, autoestima entre outros. Acessem!
Você sabia que a Beauty4share tem uma plataforma de cursos online?
São mais de 30 cursos, tem de maquiagem, fotografia, edição de vídeo, criação de conteúdo e muito mais. Acesse já!
Então corre e entre em contato pelo nosso Whatsapp
Beijos e até o próximo post!