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Linha editorial: O segredo da estratégia de sucesso dos influenciadores
A linha editorial faz parte do marketing de conteúdo. Seu objetivo nada mais é do que ajudar você a planejar, preparar e publicar seu conteúdo de forma propositiva e eficiente para o seu público. Se você trabalha com a internet, precisa ter muito claro que tipo de mensagem quer transmitir para o seu público.
A linha editorial é sua principal aliada, sua futura guia nesse mar infinito de possibilidades. Para alcançar bons resultados, requer uma estratégia editorial bem elaborada. Por isso, que neste artigo, iremos te explicar o que é uma linha editorial, como fazê-la e implantá-la e os benefícios que você pode ter com ela.
Linha editorial: Definição
Uma linha editorial bem elaborada se torna seu guia para publicações constante. Define sua forma de comunicar, o tom utilizado, o estilo…
Ao criar um site, você deve definir a toda parte gráfica , depois você alimenta seu site com seu conteúdo. Esses textos preenchem as páginas assim como o seu “blog”. Escrever regularmente artigos de qualidade em seu blog ajuda a desenvolver e melhorar seu SEO.
Em seguida, esses artigos são compartilhados nas redes sociais. A publicação de artigos ou posts nas redes sociais é agendada com antecedência em um calendário editorial e não no dia a dia. Tudo isso é determinado a montante e planejado. É aí que entra a estratégia editorial. Ele visa enquadrar todo o seu conteúdo antes da distribuição.
Linha editorial: Por que criar uma ?
Você que tem interesse em criar sua própria linha editorial para organizar todas as suas publicações.
Anota essa dica ai: Garanta consistência nas suas mensagens trazendo sua imagem em todo o seu conteúdo; Planeja alimentar seu site com conteúdo de valor, que tenha como principal objetivo solucionar o problema das pessoas de alguma forma ou pelo menos apontar o caminho;
Leva em consideração o nosso amado SEO para melhorar a posição de suas páginas nos resultados do Google. Procure ter publicações em suas redes sociais com constância, sua presença regular vai melhorar seu desempenho comercial perante as marcas. Está afim de uma parceria com aquela marca dos sonhos? Ta ai uma chance de ser notada!
A linha editorial se tornou essencial para qualquer empreendedor que deseja trabalhar com a internet, mesmo que mantenha parte do seu trabalho ainda no presencial. Com uma linha editorial bem estruturada, você se torna sua própria mídia, o que evita que você gaste todo um orçamento em publicidade.
Muitas vezes chamado de marketing de conteúdo, marketing de conteúdo ou carta editorial, a estratégia editorial está intimamente ligada à referência natural. Ela planeja as ações que servem para aumentar suas posições em buscadores como o Google™ sem investir um orçamento colossal em uma campanha de Adwords. Para construir sua estratégia editorial, você deve antes de tudo definir o objetivo de sua estratégia, ou seja, por que você escreve e sobre que assunto, com quem você está falando, quando você decide fazê-lo e onde.
Linha editorial – Como produzir uma linha editorial? ?
Você tem que definir metas para si mesmo! Lembre-se de que uma meta “boa” deve ser Específica, Mensurável, Alcançável, Realista e Temporária. Isso é chamado de método SMART. Pode obter mais de 10.000 visitas por mês, dobrar a taxa de conversão… No entanto, tudo depende da sua atividade, do seu faturamento, do que você planeja para sua futura empresa…
Rigor e regularidade são as palavras-chave da estratégia editorial. Escrever textos lindos e valiosos que ninguém consegue encontrar e ler é uma pena! É por isso que você deve conhecer perfeitamente seus alvos, adaptar seu conteúdo e otimizar o SEO.
Linha editorial: Conheça seu público-alvo
O conteúdo que não atende à demanda do seu público-alvo causa uma alta taxa de rejeição enorme. A pessoa visualiza o seu conteúdo graças a um título muitas vezes, navega mais não encontra a informação que deseja, por fim decide fechar sair da página e ai tudo volta à estaca zero. Isso é tudo que você precisa evitar, não existe milagre, por isso é essencial que você conheça os desejos, expectativas e interesses do seu cliente.
A persona do cliente é uma ferramenta super importante, a ideia é entender o que você deve oferecer através do seu conteúdo com base em dados demográficos, hábitos sociais e psicológicos que as pessoas que te segue tem, ou seja, conteúdo que atenda às expectativas.
Linha editorial: Como escolher o conteúdo certo?
Hoje há uma infinidade de tipos de conteúdo: blog, webinar… Cabe a você determinar quais ferramentas faz mais sentido com base na suas necessidades. Tudo depende de seus recursos internos também. Escrever e otimizar seus textos para SEO leva tempo.
A organização é uma parte muito importante da sua estratégia editorial. Se você ainda não tem alguém dedicado ao marketing de conteúdo, faz mais sentido focar apenas em um tipo de conteúdo, como uma parte do blog, para desenvolver seu SEO.
O importante é focar em um objetivo e colocar nele todos os recursos necessários para alcançar os resultados desejados. Posteriormente, continue a adaptar sua estratégia, integrando novas mídias.
Marketing de conteúdo: Jornada do cliente
A fase de descoberta é chamada de momento em que o internauta ainda não identificou um problema e, portanto, faz uma busca sem um objetivo específico. Ele consome seu conteúdo passivamente para coletar informações sem nenhuma necessidade real. A segunda fase é quando a pessoa tem um problema específico e identificado que está tentando resolver.
Entra, portanto, numa fase de pesquisa e comparação. Informa solicitações específicas na barra de busca dos buscadores. A última fase é a tomada de decisão. Para todos esses diferentes processos, é aconselhável adaptar seu conteúdo. Em relação à fase de descoberta, seu conteúdo é, portanto, orientado de maneira diferente da fase de decisão.
Você propõe, portanto, um artigo com um vídeo para a fase de descoberta, depois um conteúdo mais detalhado para a fase intermediária, despertando a emoção, para finalmente ser um pouco mais incisivo na última fase do processo (teste gratuito, comparativo…).
Linha editorial: Conheça seus pontos fortes e fracos
Conhecer as metas, montar toda uma estratégia, definir os objetivos… Todos esses passos são importantes! No entanto, eles não funcionam se você não tiver os recursos para desenvolvê-los. Depois de definir a frequência de seu conteúdo, os temas, os meios de distribuição, você deve encontrar a pessoa certa para colocar em prática essas atividades.
Linha editorial: Um guia de apoio para sua equipe
A sua estratégia editorial pode ser na forma de um documento escrito. Pode conter nele seus objetivos tal como; o estilo e o tom usado nas artes; exemplos do que você pode e não pode fazer; os termos a serem proibidos etc… A ideia aqui é deixar claro que tipo de conteúdo deve ir para a publicação e qual o proposito o mesmo deve cumprir.
Configure um cronograma editorial: Defina os assuntos de que vai escrever, os meios de distribuição, se vai haver algum material extra ou não. A programação é uma garantia de sucesso que garante a publicação regular em seus na suas mídias. Para isso, faça uso do Excel, Google Sheet, Trello ou Notion são excelentes ferramentas para planejar e executar seus projetos!
Linha editorial: Como identificar os problemas e analisar retorno
Para entender os problemas e analisar os retornos da sua estratégia, você conta com indicadores-chave KPIs. Com esses indicadores, você monitora, por exemplo, se o número de visitantes aumenta em seu site. Para isso, o Google Analytics é um bom elemento que fornece estatísticas confiáveis sobre a frequência do seu tráfego orgânico. Mas cuidado, não é em uma semana que você vê os resultados do seu trabalho. Paciência é a chave!
Nas redes sociais, graças aos indicadores, você consegue acompanhar se o engajamento está bom, se a audiência aumentou, como seus seguidores interagem… Por fim, com esses dados você calcula a taxa de conversão para comparar a evolução da sua estratégia!
Linha editorial: O segredo do sucesso para quem quer ganhar dinheiro na internet
Sua estratégia editorial é uma parte essencial de sua estratégia de marketing. Você precisa pensar sobre:
- Público alvo. Pense nos tipos de conteúdo e seus meios de distribuição. Defina os recursos internos e consiga mobilizá-los.
- Criação de um cronograma editorial. Escreva seu conteúdo com SEO em mente (crie uma lista de verificação, se necessário, especialmente se você trabalha com vários escritores).
- Analise o retorno do investimento usando ferramentas apropriadas para isso.
- Estratégia editorial: Antes de embarcar em um cronograma, você deve primeiro conhecer perfeitamente suas metas e definir seus objetivos. Depois de concluir esta etapa, você pode começar a planejar suas ações.
Saiba mais:
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