Cabelo
Marketing digital para o mercado da beleza
O mercado da beleza está passando por muitas mudanças, por conta do COVID-19 que também atingiu de forma drástica diversas empresas e micro empreendedores de diversas áreas.
Muitos profissionais estão investindo ainda mais no marketing digital para o mercado da beleza e também reconhecendo que com ele, podem sim ganhar mais visibilidade e aumentar suas as vendas.
O Marketing Digital pode trazer resultados incríveis para o seu salão de beleza, escola, para maquiadores, esteticistas e esmalterias. Vem conferir com a gente como alcançar o sucesso praticando o marketing digital para o mercado da beleza!
Planejamento de marketing digital
Primeiro, você precisa planejar as suas ações que executará no meio online para depois pensar na campanha que colocará em ação. Mas como se planejar?
Então, dentro desse planejamento, deve ser pensado em como você irá divulgar a sua marca, produto, serviço, entre outros. Um profissional que está disposto a divulgar o seu trabalho, como por exemplo, um maquiador, precisa considerar tudo do seu ramo da beleza, então quem vai consumir o seu serviço, quais são os seus concorrentes, preços e o mercado no geral para dai sim começar a sua divulgação.
Como fazer a pesquisa da forma correta?
Defina metas para a sua comunicação, para que assim você consiga perseguir os resultados. Uma ótima dica também, é descobrir informações de como a sua concorrência vem ocupando o espaço no mercado da beleza, então se você se inspira em algum profissional ou admira o seu trabalho, comece a analisar de forma detalhada o que aquela pessoa anda fazendo no meio online, quais são as suas escolhas e formas de mostrar o seu trabalho.
Sabendo o que a sua concorrência faz nas redes ou até mesmo essas pessoas que te inspiram, isso vai te deixar mais inspirado e com mais insights para produzir o seu próprio conteúdo ou até mesmo, saber o que não deve fazer.
Importante antes de mais nada, saber identificar o seu público, porque com isso, a mensagem que você for passar, será muito mais eficiente se você souber a linguagem, como transmitir isso e com qual universo está se comunicando. Exemplo: Quero atingir mulheres que gostam de uma maquiagem mais natural, iluminada e com menos produtos ou quero atingir mulheres que gostam de maquiagens mais elaboradas, de contornos mais marcados e cores fortes.
O plano de ação
Depois de você ter feito todas as pesquisas necessárias, agora sim é a hora de colocar tudo em prática! Com o plano de ação você poderá definir quais são os canais a serem trabalhados na sua campanha, com base nos objetivos previamente traçados, as pesquisas da concorrência e o seu público-alvo.
Agora vamos criar o conteúdo, que será o elemento essencial para conseguir sucesso em uma campanha de marketing digital, porque é nessa etapa que o maquiador, salão de beleza, manicure entre outros, decidem o que será divulgado e de que maneira esse conteúdo chegará ao público!
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A importância das redes sociais
É legal lembrar que cada rede social, tem o seu tipo específico de linguagem, então a linguagem do Twitter não é mesma do Instagram, por exemplo.
- O Instagram é voltado para o compartilhamento de imagens, ou seja, é necessário aplicar uma comunicação mais visual para impactar o público. No caso de um profissional da beleza, é maravilhoso, porque é bastante visual, caso queira mostrar uma maquiagem, um cabelo, penteado, unhas etc.
- No caso do Twitter, o limite de 140 caracteres, o que exige um poder muito maior na escolha das palavras e síntese.
O entendimento e a compreensão das características da rede é fundamental para que a sua campanha seja eficiente.
Cronograma e Monitoramento
Depois do plano de ação, é essencial ter um cronograma muito bem planejado, porque é com ele que você vai conseguir a ter controle da frequência das atualizações e a distruibuição do conteúdo que você está produzindo na Internet.
Cada um possui a sua forma de organização, planilhas são muito utilizadas para isso, porém hoje em dia existem formas mais modernas para aperfeiçoar o processo, como por exemplo, o OpenProject. Lembrando que é possível e super viável programar as suas postagens, com as ferramentas do Mlabs ou Etus por exemplo, vale a pena conferir.
Quando falamos de monitoramento, é necessário verificar o número de visitas do site, a origem de cada visita, a compra dos produtos oferecidos, as páginas com o maior número de acessos, clics na página entre outras coisas.
Defina suas palavras-chave
Os profissionais de marketing digital utilizam uma seleção de palavras chaves que definem seu negócio na internet.
Então, faça muitas pesquisas sobre o perfil do público e defina pelo menos 10 palavras que remetem ao seu serviço, salão ou nicho de mercado. Vale observar também como as pessoas que você se inspira fazem isso, como que elas aplicam essas # no trabalho delas.
O que não se deve fazer com relação ao marketing digital para o mercado da beleza
- Ignorar o seu público-alvo
- Apostar apenas um caminho
- Não ter critério quanto a frequência das postagens
- Não mensurar resultados
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