Cabelo

MARKETING DIGITAL: 8 PASSOS PARA CRIAR A SUA ESTRATÉGIA

13 de abril de 2020

MARKETING DIGITAL: 8 PASSOS PARA CRIAR A SUA ESTRATÉGIA

Marketing digital é um termo que está em alta na internet, em todos os lugares se fala sobre o quanto é importante o Marketing online para atrair clientes, e principalmente, que toda a empresa deve ter.

Então, se você tem um negócio, seja ele online ou físico, ter uma estratégia de marketing hoje em dia é fundamental.

Legal, você deve estar pensando, mas por onde eu começo? Porque o Marketing digital engloba muitos conceitos, e são anos de estudo para se tornar um especialista no assunto.

Porém, podemos começar do básico para criar uma estratégia simples e eficaz para ser implementada já na sua empresa.

O QUE É MARKETING DIGITAL?

Marketing digital nada mais é que ações, atividades que sua empresa executa por meio de canais digitais para atrair novos clientes, criar relacionamento com o público, aumentar as vendas e até mesmo criar uma identidade de marca online.

O objetivo é a sua empresa estar presente na vida do seu consumidor de forma online.

E é basicamente por meio de canais de busca, redes sociais, vídeos e e-mails que você trabalha o marketing digital.

E para começar a usa-lo, você precisa de uma estratégia.

O QUE É UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL?

Então, agora que você já sabe o que é marketing digital, vamos entender o que é uma estratégia de marketing para você poder criar a sua.

Estratégia de marketing é um planejamento de ações em determinado tempo, que tem o objetivo de fazer sua empresa crescer e obter excelentes resultados.

Ou seja, você vai criar um plano de marketing digital pensando no que você deseja alcançar, por meio do planejamento, das definições de objetivos e metas.

Apesar de parecer algo difícil, na verdade é simples, porém demanda tempo, dedicação e análise.

Então, para você criar a estratégia, listamos tudo que é necessário entender e fazer para o seu plano de marketing perfeito.

Confiram!

1- Avalie a sua empresa

Para começar, a sua estratégia de marketing você precisa olhar para dentro. Primeiro de tudo avalie a situação atual do seu negócio. Identifique como estão suas vendas, sua equipe, suas redes sociais, etc.

Então, coloque em uma planilha todas as informações sobre as suas forças, fraquezas, e o que deseja atingir com o marketing digital.

Após fazer essa avaliação, ficará mais fácil definir seus objetivos.

2- Crie a sua persona

Antes de mais nada você precisa entender quem é o seu consumidor, quem são as pessoas que vão consumir o seu produto ou o seu serviço.

Então, pare e pense: Quem é a minha persona? Análise as características do seu consumidor, para assim criar a sua persona.

Desenhe a sua persona pensando na Idade, gênero, ocupação, status da família, nível de renda, localização geográfica e os hábitos online dos seus consumidores.

Por exemplo, Cintia, 29 anos, gerente de vendas, mãe de um menino, classe a, mora em pinheiros e costuma assistir vídeos online de culinária.

Essa é a sua persona, toda estratégia que você criar precisará estar conversando com ela.

Se você perceber que tudo que está fazendo não traz resultados, pode ser porque não está adequado para a sua persona. Avalie e refaça.

3- Análise da concorrência

Para entender o seu negócio, você precisa fazer uma boa análise dos seus concorrentes, para assim reconhecer o seu diferencial em relação ao mercado.

Faça uma lista com os seguintes pontos:

Essa prática chama Benchmarking, onde você avalia tudo que for necessário em seus concorrentes.

Exemplo de benchmarking, termo de marketing
(Foto: Viver de Blog)

Então, depois dessa análise da concorrência, você terá o panorama necessário para conseguir entender como supera-los e o que deve fazer de diferente em relação a eles.

4- Determine suas metas de marketing

Dentro da estratégia de Marketing, é super necessário definir as suas metas. Para planeja-las você precisa saber o que quer alcançar com o marketing digital.

Então, separamos umas dicas para te ajudar na hora de defini-las.

  1. Não crie uma lista muito grande, porque quanto maior a sua lista de metas, mais você vai precisar se dedicar para elas acontecerem. E para quem está começando, é legal ir com calma;
  2. Estabeleça metas específicas. As metas devem ser objetivas, não adianta colocar “crescer o engajamento no Instagram” e não saber o quanto é esse engajamento que deseja. Tem que ser algo possível de identificar;
  3. Mensure as suas metas, por isso é importante elas serem bem definidas, para poder mensura-las, ter números e soluções para elas;
  4. Defina o tempo limite em que deseja alcança-las, porque assim consegue planejar quando correr atrás de cada uma;
  5. As metas são o coração do plano de marketing, por isso, pense bem no que será possível para você realizar, pensando no investimento necessário, na equipe que tem, etc.

5- Coloque em ação

Depois de definir suas metas, defina quais serão os passos para realiza-las.

Anote quais ações necessárias para cada objetivo. Descreva meta por meta o que você planeja fazer para alcança-la. Coloque o tempo necessário, o valor a ser investido, etc.

Defina também quem serão os responsáveis por cada uma, ou por cada passo.

Se você tem uma equipe de marketing, ótimo. Delegue as tarefas de cada um.

Mas se você está começando agora, e está sozinha nessa, defina o que você irá fazer, quando, etc.

Quanto melhor organizado as suas tarefas, melhor para realiza-las.

6- Bons canais de marketing

Para trabalhar as suas metas, você precisa explorar os canais de marketing digital.

Você pode usufruir de tudo que a internet proporciona, desde que faça com qualidade e seriedade, e principalmente que seja relevante para o seu negócio.

Os principais são:

Blog: Antigamente o blog reinava no meio digital, e atualmente não é tão diferente. Para o marketing digital, ter um blog é essencial. Nele que você produzirá conteúdo de qualidade, ganhará credibilidade com o seu público e ainda, poderá aparecer no Google através do SEO (Otimização para motores de busca).

E-mail marketing: Toda estratégia deve envolver um e-mail marketing. A newsletter é simples, barata e super eficiente para manter os seus consumidores engajados e lembrando do seu negócio.

Redes sociais: As redes sociais são onde o seu consumidor vai te procurar. Seja no Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn é muito importante estar presente nesse canais, e ter muito conteúdo por lá e trabalhar na proximidade com o público.

Além disso, para fazer anúncios e promoções  vale muito a pena ser pelas redes sociais.

Vídeos: Se você tem uma persona que não tem tempo para ler posts em blog, explore os vídeos. Seja no seu site ou um canal no Youtube, os vídeos são muito úteis para uma estratégia focada no visual;

7-Análise os resultados

É superimportante medir se os seus esforços estão gerando resultado.

Para isso, nessa etapa é necessário definir quais serão os indicadores de desempenho que você vai analisar.

Mais conhecidos como KPI, são números absolutos ou percentuais, que podem ser medidos, analisados e têm importância direta para o seu negócio.

Exemplo do termo utilizado no marketing digital - KPI
(Foto: Site Scoreplan)

Você pode usar softwares para essas avaliações, já existem diversos que fazem isso como o próprio Google Analytics.

Lembre-se de que os softwares ajudam, mas não fazem tudo sozinhos. Selecionar quais indicadores devam ser medidos, fazer o acompanhamento e gerar insights é super necessário para você ou o seu time realizar.

8-Prepare-se para mudanças

Tenha em mente que por mais que você tenha uma estratégia de marketing perfeita, você precisa lembra que as coisas podem mudar no caminho.

Então lembre-se que:
Estratégias não são estatísticas, ou seja, você deve ter a sua estratégia, mas nem sempre ela vai funcionar 100%;

Por isso, as metas mudam. Elas podem mudar conforme estejam funcionando ou não. Então não tenha medo de ajusta-las quando necessário.

E sempre análise os seus concorrentes, eles podem estar fazendo coisas novas que você deixou passar se não continuar com a análise deles.

E quanto mais você estudar o seu negócio, e se atualizar nos conceitos de marketing, melhor será para a sua estratégia a sua empresa.

Saiba mais:

Então, quer ainda mais insight?

Aqui mesmo no Blog da Beauty 4 Share você encontra. Porque temos posts de maquiagem, redes sociais, influenciadores, entre outros. Acessem!

E você já conhece nossos cursos?

A Beauty 4 Share tem mais de 40 cursos, entre eles Make PRO, Influenciadores da Beleza, Instagram 360, Fotografia e muitos mais.

Então corre e entre em contato pelo nosso Whatsapp!

CADASTRE-SE NA BEAUTY4SHARE

Entre para nossa lista e tenha acesso a conteúdos e descontos exclusivos.

ENDEREÇO

Rua José de Freitas Guimarães, 60
Pacaembu | CEP: 01237-010
São Paulo - SP
Mapa

CONTATO

E-mail: contato@beauty4share.com.br
Telefone: (11) 2362-9558
Whatsapp 1: (11) 98230-4824
Whatsapp 2: (11) 99357-6426

SIGA A GENTE

© Beauty4Share - Escola de Influenciadores da Beleza. Todos os direitos reservados. #Beauty4Share #InfluenciadoresdaBeleza