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Mídia kit: O que é e como fazer um completo
Mídia kit é um documento superimportante para quem trabalha com a internet.
Seja influenciador digital, produtor de conteúdo, ou até mesmo marketing de uma marca, aprender sobre o mídia kit pode ser fundamental na hora de fechar uma parceria.
O mídia kit nada mais é que uma espécie de currículo onde você coloca todas as suas informações como seus dados das redes sociais, quem é você, marcas que trabalha, entre outras.
E é necessário ter esse documento porque mostra para possíveis parceiros que você é profissional e entende do seu negócio.
E se você trabalha em uma marca, entender como funciona um mídia kit na hora de fechar parceria com um influenciador pode ajudar bastante.
Pensando nisso, separamos o que é um mídia kit e como fazer um.
O que é o mídia kit?
O mídia kit, muito antes de chegar para o mundo digital, era um documento em que veículos de comunicação usavam para apresentar sua plataforma e divulgar informações para fechar parcerias com anunciantes.
Hoje, trazendo para o mundo da influência digital, o mídia kit continua sendo um documento para apresentar todos os dados referentes ao influenciador digital, para assim fechar possíveis parcerias com marcas.
Então, ele tem o objetivo de apresentar o seu blog, rede social ou canal de YouTube, por meio dos dados como engajamento, seguidores, acessos mensais, parcerias já realizadas, entre outras informações.
Portanto o mídia kit deve conter tudo o que outras pessoas precisam saber sobre a sua rede social, ou seu blog, ou seu negócio digital.
E deve estar em um formato fechado, como uma página em pdf, uma apresentação de Power Point, ou até mesmo um design mais rebuscado. Esse arquivo deve ser prático para ser apresentado a qualquer pessoa.
Porque ter um mídia kit?
Agora que você já sabe o que é um mídia kit, deve entender o porque é necessario ter um para o seu negócio digital.
Primeiro motivo é que ao apresentar o mídia kit, mostra para a marca ou agência o profissionalismo do influenciador digital.
Porque passa a credibilidade de que com as informações contidas no documento, o influenciador entende do seu negócio como um todo, mostrando que o seu conteúdo gera engajamento, entre outros fatores.
Outro motivo de ter um mídia kit é na hora de fechar parceria. Como explicamos a cima, ao entrar em contato com a marca, o responsável irá solicitar o mídia kit para poder analisar todos os dados referente ao influenciador.
Então assim, a marca irá comprovar se o influenciador realmente produz conteúdo de qualidade e se tem um bom relacionamento com o público, para assim identificar se o seu perfil tem o que a marca está procurando.
Além de que com esse documento único, não será preciso diversos e-mails ou reuniões para as marcas fazerem a análise, tornando esse processo muito mais proveitoso para ambos os lados.
Ou seja, o mídia kit ajuda não apenas o influenciador, mas também as marcas que desejam entender o perfil do criador de conteúdo e qual alcance obteria em anunciar na plataforma dele.
Como fazer um mídia kit?
Já sabemos o que é e porque ter um mídia kit, agora é hora de por a mão na massa.
Então, para começar vamos entender que informações devem conter nesse documento. Confira a baixo.
- Nome/ Quem é você
A primeira informação é seu nome e quem é você. Seja sucinta ao descrever sua personalidade, aponte as principais informações de quem é você como influenciador/criador de conteúdo. Acrescente também a sua idade, pois ajuda a marca a identificar o seu público alvo.
- Cidade/Região
É importante colocar sua cidade e região que atua, porque assim marcas locais também podem fechar parcerias.
- Impressões, alcance e dados das suas redes
Aqui são as informações mais importantes e as quais as marcas analisam que são os dados de suas redes sociais.
Então, coloque todos os dados do analytics como: Faixa etária e gênero do seu público, dados demográficos da sua audiência, impressões e alcance.
Aqui também vale acrescentar maiores visualizações de stories e de posts no feed, se caso a sua rede social for o Instagram.
Porém também vale usar esse tipo de analytics para blogs e Youtube.
- Parcerias e trabalhos já realizados
Depois de mostrar os seus números, está na hora de colocar quais são os seus parceiros e trabalhos já realizados.
É legal colocar essas informações porque mostra consistência e traz ainda mais credibilidade para o mídia kit.
- Formatos de conteúdos/Valores
E para finalizarmos o seu mídia kit, acrescente quais formatos de conteúdos você oferece para a parceria, como por exemplo: sequência de stories, post no feed, post no IGTV, entre outros.
Também especifique os tipos de conteúdo, por exemplo: resenha, fotos de produtos, cobertura de eventos, etc.
Acrescentar os valores de cada serviço pode ou não ser colocado. Existem influenciadores que não colocam para pode negociar melhor de marca para a marca. Portanto é uma informação opcional.
- Contato
E para fechar, coloque todas as suas informações de contato, como e-mail profissional, celular, entre outros, para assim facilitar a comunicação.
Se inspire nesse modelo da foto para entender como acrescentar todas as informações e assim criar o seu.
Onde fazer?
Depois de coletar todas as suas informações, está na hora de criar de fato o seu mídia kit.
Existem diversas opções onde pode-se fazer o mídia kit, como o Word e Power Point.
Porém para ter algo mais personalizado, trazemos dois sites gratuitos para você conhecer e criar o seu.
O Canva é plataforma de design gráfico que permite aos usuários criar diverso produtos gráficos como apresentações, infográficos, artes para redes sociais, etc.
A plataforma integra milhões de imagens, fontes, modelos e ilustrações gratuitamente para todos os usuários.
Então com ele é possível escolher um modelo pronto ou criar o seu do zero para fazer o seu mídia kit personalizado.
O Squid é uma empresa de marketing de influência no Brasil especializada em conectar influenciadores e criadores de conteúdo às marcas.
Nela todo influenciador que faz um cadastro, consegue criar o seu mídia kit por lá. Com a vantagem que nessa plataforma, é possível ter acesso a diversas marcas para possíveis parcerias.
E também, se quiser investir mais, é possível contratar um design para criar algo totalmente exclusivo para você.
Dicas bônus
Agora que você já está super por dentro de como criar o mídia kit, separamos umas dicas finais.
- Tenha em mente que o seu mídia kit deve conter todas as informações necessárias, porém deve ser sucinto, nenhuma marca ficará muitas horas lendo esse documento.
- Revise diversas vezes, pois erro de português pode prejudicar a primeira imagem que você passará para quem estiver vendo o seu mídia kit.
- Faça um layout bonito e funcional, escolha as melhores fotos e os seus melhores números.
- Salve em pdf que facilita o envio e sempre atualize os dados do seu mídia antes de envia-lo.
Depois te todas essas dicas está na hora de criar o seu e arrasar!
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