Cabelo
Nicho de mercado – O que é e como definir
Com certeza você já leu ou ouviu sobre a importância de se ter um nicho de mercado. Esse assunto é uma etapa muito importante no seu negócio e se você busca empreender, é indispensável a decisão assertiva do seu nicho!
Mas afinal, o que é nicho de mercado e como definir? Separamos esse post para te ajudar e explicar direitinho como que funciona esse processo até chegar na decisão final. Vamos lá?
Entenda de uma vez por todas o que é nicho de mercado!
Nicho de mercado, significa um grupo especifico de consumidores que ainda não foram atendidos/explorados por alguma empresa. Por isso que quando falam que ao definir o seu nicho, você consegue ser mais assertivo e vender mais, é justamente por isso.
- Ao saber exatamente qual público você quer atingir e quais soluções você quer entregar para o seu cliente, o seu plano de marketing se torna muito mais assertiva, porque você vai entender como, onde e como falar com o seu cliente.
Vem entender quais são as vantagens de escolher um nicho:
São tantas vantagens positivas para o seu negócio! Então, resolvemos listar 4 delas para vocês. Olha só:
1. O seus concorrentes diminuem!
Vamos supor que você decide vender tênis, imagina quantas empresas já vendem esse produto e quantas empresas já estão mais consolidadas no mercado.. Pensou? São muitas, né?
Então é justamente por isso que devemos escolher o nosso nicho de mercado, porque ao definir o seu nicho, você consegue analisar que poucas empresas oferecem aquele tipo de solução que você definiu para a sua empresa.
Sempre pense nisso: Quanto mais específico você for na escolha do seu produto/serviço , menos concorrentes terá.
2. Escolha um nicho de mercado que você tenha autoridade!
Isso mesmo, os seus conhecimentos devem trabalhar ao seu favor, por isso é de extrema importância que você escolha um assunto no qual domine, tá bom?
Dessa forma, você vai conseguir colaborar muito mais no marketing digital da sua empresa, conteúdos para o seu site, instagram, facebook ou blog e também ter autoridade na hora de montar o seu e-commerce.
3. Fidelização!
Quando pensamos em empreender, pensamos em trazer coisas novas ou inovadoras para o mercado, certo? Se você for a primeira empresa a trazer determinado tipo de produto ou serviço para atender uma necessidade jamais atendida por outra empresa antes, a sua chance de fidelizar o seu cliente e lucrar é maior!
Claro que não é fácil pensar em algo novo, mas é possível, então, pegue diversas referencias de lugares que você admira e pense em como aquilo pode te inspirar a pensar em novas ideias.
4. Parcerias de sucesso!
Quando a gente tem um foco mais preciso, conseguimos selecionar as nossas parcerias e influenciadores de maneira mais assertivo, porque conhecemos a necessidade daquele determinado grupo de pessoas e conseguimos oferecer a melhor solução.
Então, já conseguimos entender a importância de definir o nicho de mercado, né? Quais dessas dicas você ainda não sabia? Conta pra gente!!
Agora vamos te ajudar a escolher o seu nicho de mercado.
Antes de definir, é preciso pensar em algumas coisas: Qual mercado eu quero atender e qual segmento?
Por exemplo: Quero atender o mercado de Cosméticos.
O meu segmento, será cosméticos para o rosto.
O meu nicho será: produtos veganos e com ingredientes 100% naturais para tratar e cuidar do rosto de mulheres maduras.
Coloque todos os seus conhecimentos do mercado em prática!
Isso mesmo, pegue todas as informações e estudos que você tem daquele mercado que deseja atuar e faça uma pesquisa ampla sobre o que dá certo e o que não dá certo nessa área.
Obviamente não podemos ter isso como referencia, por isso falamos anteriormente sobre escolhermos um nicho de mercado no qual você tenha AUTORIDADE!
Assim fica muito mais fácil na hora de decidir as etapas do seu negócio, né?
Faça uma análise de concorrência.
Sim!! Agora é a hora de olhar para todas as marcas que estão no mercado e observar o que elas estão vendendo, como se relacionam, qual o tipo de linguagem e serviços que ela oferece.
Então, para analisar isso de maneira correta, analise aquelas empresas que possuem o mesmo público que você! Só assim você vai conseguir ser assertivo na hora de analisar a sua concorrência. Fechado?
Com base nisso tudo que falamos, é preciso:
- Levar em consideração os seus interesses e paixão pelo nicho que vai definir.
- Seu conhecimento e estudo sobre o universo daquilo que você está escolhendo seguir.
- Pesquisar e entender a demanda desse mercado.
Uma dica: O segredo do sucesso é conseguir entender quais necessidades não estão sendo supridas nos seus concorrentes maiores.
Agora, vamos entender melhor sobre a segmentação de mercado!
Ela é feita através da divisão do mercado consumidor em grupos com características, necessidades e desejos. Essas características são parecidas entre si.
Vamos pensar agora nessas seguintes questões:
- Segmentação Geográfica: Agora é a hora de pensar onde o seu público se encontra. Podemos classificar como estado, país, cidade ou bairro. Se você pretende ter uma loja online, que entregue para todo o Brasil por exemplo, essa parte não é tão relevante assim.
- Segmentação Demografica: Características como sexo, classe social, idade, raça, nacionalidade, profissão, religião etc.
- Segmentação comportamental: Como as pessoas se comportam/reagem ao ver o seu produto ou serviço. Eles conhecem o assunto que você fala? Onde buscam essas informações? Quais são as atitudes dessas pessoas? Como normalmente reagem a um produto do seu segmento?
- Segmentação Psicográfica: Essa segmentação é o estilo de vida do seu consumidor. Quais são as suas personalidades e valores?
Então, quanto mais você entender o seu público, maior a chance de você desenvolver algum produto/serviço de excelência!!
Fazer essa segmentação de mercado, vai te ajudar a definir a sua PERSONA.
Definir essa etapa não é um processo fácil, por isso temos que entender tudo isso que falamos antes.
Quando você define a sua persona, está definindo alguém que represente as características do público que você pesquisou. Isso vai te ajudar na hora de entender o seu cliente, entender como funciona a na cabeça dele.
Você sabia que a Beauty4share tem uma plataforma de cursos online?
São mais de 30 cursos, tem de maquiagem, fotografia, edição de vídeo, criação de conteúdo e muito mais. Acesse já!
Nós também temos mais de 40 cursos presenciais, entre eles Make PRO, Influenciadores da Beleza, Instagram 360, Fotografia e muitos mais. Veja todos aqui!
Então corre e entre em contato pelo nosso Whatsapp
Beijos e até o próximo post!