Cabelo
O que é o Face Chart e como usa-lo para treinar maquiagem
O Face Chart nada mais é que um desenho de um rosto, que funciona como uma espécie de croqui na maquiagem.
O Face Chart é muito usado em desfiles, programas de televisão, filmes, entre outros. Porque, ele permite a criação da maquiagem antes do evento até mesmo para aprovação.
Assim, na sequência os maquiadores responsáveis reproduzem nas modelos, atores, enfim.
Essa técnica é praticada por maquiadores iniciantes e profissionais, porque ela ajuda muito a melhorar as habilidades na maquiagem. Como o esfumado, simetrias, luz e sombra, proporções de rosto, enfim.
Você pode e deve faze-lo no seu dia a dia, não só para trabalhos profissionais.
Então, venha aprender tudo sobre o universo do Face Chart.
O que é o Face Chart?
O Face Chart nada mais é que um croqui de maquiagem. Ele é um desenho de um rosto, que pode ser feito a mão ou uma impressão gráfica em papel.
O rosto no Face Chart pode ser de qualquer tamanho e formato, tanto de olhos, narizes e lábios.
O Face Chart serve para que os maquiadores façam maquiagens nesse rosto, seja para treinar ou criar, sem que precisem de um modelo vivo.
Essa técnica é muito usada como um guia de referência em backstages de desfiles e outras produções artísticas, como falamos a cima. Até mesmo em lojas ou cursos de maquiagem, para servir de inspiração a clientes e alunos.
Na foto abaixo, podemos ver como é um exemplo. Na lateral, temos as partes do rosto descrita e o espaço para anotar os produtos usado.
Porque fazer o Face Chart?
Então, agora que você já sabe o que é, vamos entender alguns motivos para você ser adepta dessa técnica.
Um dos primeiros motivos para fazer o Face Chart é que, com ele, você não precisa de modelo viva para criar um portfólio. Basta colocar todas as suas criações no papel.
Claro, que um portfólio de fotos reais também é importante, mas os croquis também facilitam muito ao apresentar ideias novas para clientes.
Com a prática do Face Chart, você melhora suas habilidades, porque nele você treina a leveza da mão, onde fica cada ponto do rosto e onde cada produto deve ser usado na maquiagem.
E também, você pode exercitar a sua criatividade, criando looks de make que nunca produziu antes.
Outra vantagem é brincar com as cores e aprender a combina-las. As vezes em uma modelo/cliente você pode ter receio de fazer combinações mais ousadas. Então no Face Chart, você pode testar cores sem medo.
Além de que, quem trabalha com maquiagem social pode transformar o Face Chart em um mimo para a cliente. Você reproduz a maquiagem dela e entrega como um presente. Com certeza elas vão amar.
Como na foto abaixo, a reprodução de um Face Chart.
Como usar o Face Chart?
Bom, para começar é necessario ter um Face Chart. Seja ele um bloco profissional, algum modelo baixado da Internet, ou até mesmo um rosto desenhado a mão.
Por mais que essa técnica possa ser feita em uma folha sulfite, ela não é o material correto.
O papel usado precisa ser bem resiste, e como uma textura bem próximo ao papel próprio para aquarela ou Canson.
Porque esse papel especial vai garantir um trabalho mais leve e um acabamento melhor. Além de que, os produtos usando aderem melhor nesse tipo de papel.
Qual material usar?
E diferente de um croqui ou um desenho, o material para fazer o Face Chart é a própria maquiagem.
Todos os tipos de maquiagem em pó como: Sombras, Blush, iluminadores, pó compacto, bronzers, entre outros, são os mais usados.
Os produtos em pó são para fazer a pele, olhos e sobrancelha do croqui.
Produtos mais cremosos também podem ser trabalhados, como batom, lápis de olho e de boca. Já produtos líquidos é melhor evitar, pois pode acabar borrando ou manchando o papel.
O Face Chart também permite que você incorpore outros elementos, como lantejoulas, glitters, miçangas, fitas, enfim. Tudo que a sua imaginação permitir.
Pincéis e os seus dedos serão os principais acessórios para aplicar os produtos.
E para finalizar, utilize caneta preta esferográfica para fazer os cílios, pois é o o material que traz o melhor resultado.
Dicas finais
E para finalizar, separamos algumas dicas para você começar a fazer o seu Face Chart. Então, vamos a elas.
- Limpe bem as mãos para não sujar o papel;
- Utilize um pincel grande para limpar o excesso de produtos;
- Os produtos em pó apagam mais facilmente;
- Não tenha medo de arriscar, crie a maquiagem que quiser;
- Se não tiver ideia, busque referências na internet;
- Treine muito luz e sombra, cores, esfumado, todas as habilidades que você precisa na maquiagem;
- E não tenha medo de errar, a vantagem do papel é que ele permite erros.
Vamos de algumas inspirações?
Olha esse croqui que foi inspirado na Jennifer Lopez, uma verdadeira obra de arte.
Já esse combinou cores e texturas diferentes, o que mostra que essa técnica possibilita treinamos combinações diversas.
E o Face Chart especial da nossa professora Juliana Gonçalves. Podemos ver todas as técnicas de esfumado, luz e sombra. Maravilhoso né?
Então, Essas inspirações são mais avançadas, porém saiba que no início é uma técnica mais difícil. Ela exige atenção e prática.
No começo você borra, suja, faz contornos errados mas com o tempo fica profissional, e ainda percebe como evoluiu como maquiador.
Face Chart Online
Gostou de aprender sobre o universo do Face Chart? Venha se especializar no assunto com a nossa expert Juliana Gonçalves.
A Ju ministra dois cursos super completos na nossa plataforma, o Face Chart básico e o avançando.
Básico: Nesse curso você vai aprender as técnicas básicas de face chart para expandir o seu processo de aprendizado na maquiagem e criar um diferencial no seu trabalho como maquiador. Confira aqui.
Avançado: Então, esse curso é pra você que já fez o módulo básico e quer evoluir nas técnicas e construção, com mais realismo e detalhes que fazem toda a diferença. Aprimorando muito seu desenvolvimento profissional. Acesse aqui para saber mais.
A Beauty4Share também tem o bloco de Face Chart a venda, garanta o seu aqui.
Saiba mais:
Então, quer saber mais sobre o da beleza?
Aqui mesmo no Blog da Beauty4Share você encontra diversos posts sobre dicas de beleza, melhor técnicas, entre outras temáticas como: influenciadores, blog, marketing, entre outros. Acessem!
E você sabia que a Beauty4Share agora tem uma plataforma de cursos online?
Então, são mais de 50 cursos, tem de maquiagem, fotografia, edição de vídeo, criação de conteúdo e muito mais. Acesse já!
Corre e entre em contato pelo nosso Whatsapp!