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Persona: Como criar a persona para seu negócio

1 de dezembro de 2020

Persona é um personagem fictício que representa o seu cliente/seguidor ideal.

Se você trabalha com marketing, publicidade ou até mesmo com criação de conteúdo digital, já deve ter se deparado com esse termo.

A persona é umas das principais estratégias de marketing, porque é com o seu cliente ideal definido que você criar e desenvolve produtos, gera campanhas, entre outros.

Porém, mais do que isso, hoje em dia toda a sua criação de conteúdo para as redes sociais deve ser voltada para ela.

Mesmo que você não tenha uma empresa, mas é um criador de conteúdo também deve definir a sua persona. Porque assim os seus assuntos sempre serão relevantes e certeiros.

Então, vamos saber tudo sobre Persona e como definir a sua.

Persona: o que é e como definir a sua

O que é Persona?

Persona é uma palavra que em diversos dicionários é definida como:

“Figura ou imagem que um indivíduo assume e apresenta aos demais”.

E essa palavra chegou no marketing por meio do Alan Cooper, um designer e programador de softwares.

Em 1983, Alan estava desenvolvendo um projeto e passou a entrevistar uma gestora para ajudar na criação.

E a partir dali, quando não estava com ela, entendeu a necessidade de ter uma pessoa real em sua mente na hora de criar algo.

Porque assim, você consegue resolver dúvidas e necessidades reais através do seu projeto.

Então, assim nasceu o termo Persona como forma de estratégia de marketing.

Portanto, a persona deve ser criada a partir de características reais dos seus clientes/seguidores. Como suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Então para criar a persona, é preciso pesquisar: quem são os seus clientes/seguidores, com o que trabalham, o que fazem durante o final de semana, quais redes sociais eles usam, enfim. Uma pesquisa bem elaborada.

Veja um exemplo de persona:

Alice, 27 anos, solteira, trabalha como maquiadora freelancer. Ela mora com os pais, e procura aumentar sua renda para sair de casa.

Seu maior sonho é abrir o seu próprio estúdio de maquiagem.

Alice acorda todos os dias as 8h, para ir na academia. Adora assistir filmes a noite.

Tem dificuldade em fazer maquiagem gráfica e está sempre no Youtube procurando tutoriais.

Persona x Público-alvo

Muitas pessoas confundem persona e público-alvo, mas são representações completamente diferentes.

Então, agora que já entendemos o que é a persona, vamos entender a diferença em relação ao público-alvo.

Público-alvo

O Público-alvo é um determinado segmento social. São as pessoas para quem o seu negócio está direcionado.

Para determiná-lo é ideal que sejam realizadas pesquisas para encontrar as características gerais do público. Para no qual a estratégia será focada.

Os principais dados para determinar o público-alvo são:

Persona

Já a Persona, como falamos a cima,  é uma representação fictícia de um consumidor/seguidor padrão, que deve ser criado com o objetivo de definir quem seria o cliente ideal do seu negócio.

E a maior diferença entra a persona e o público-alvo são as informações e detalhes a mais que a persona tem.

Para cria-la você deve pensar nas seguintes informações:

Ou seja, os dois são importantes ter definido para a sua estratégia de makerting, porém a persona traz mais a realidade do seu cliente ideal, ajudando a criar conteúdos ainda mais assertivos.

Diferença entre persona e público alvo

Porque criar uma persona?

Você pode ainda estar pensando,” Ah legal. Mas porque vou ter minha persona definida para criar conteúdo?”.

Com isso, separamos alguns motivos para você entender o porque criar uma persona para a sua rede social.

1- Com o seguidor ideal definido, fica mais fácil determinar o tipo de conteúdo que você precisa para atingir seus objetivos;

2- Ajuda a definir o tom e o estilo que será o seu conteúdo;

3- Todas as suas estratégias de marketing serão assertivas, quando pensado em sua persona;

4- Fácil analise de resultado de campanhas geradas para a persona;

5- Facilidade em achar pautas para seus conteúdos.

Esses são 5 motivos principais do porque ter o seu seguidor ideal definido.

Motivos para definir sua persona

5 passos para definir sua persona

Então, agora que já sabemos tudo sobre persona e público alvo, e ainda os principais motivos para definir a sua para redes sociais.

Vamos a 5 passos para definir a sua persona.

Fica tranquila, que criar sua persona é muito mais fácil do que se imagina. Lembrando apenas que quanto mais pesquisa você tiver, mais assertiva será a sua.

Vamos lá:

Estude o seu perfil/negócio

Antes de começar a criar a sua persona, é necessário estudar e conhecer tudo sobre o seu próprio negócio. Seja sua empresa ou sua página na rede social.

Estude que tipo de conteúdo você quer criar ou já está produzindo, suas métricas, a concorrência.

Enfim, faça uma análise do seu público-alvo também, e quem já acompanha o seu negócio.

Assim, ficará ainda mais fácil de entender com quem você irá se comunicar daqui para frente.

Nome, gênero, idade

Para começar a criar sua persona, defina o nome dela. Isso trará maior familiaridade quando estiver pensando nisso.

Após defina o gênero, tenha em mente que não significa que outros gêneros não possam te acompanhar.

Esta é apenas uma forma de você ser mais assertivo na sua comunicação.

Assim como a idade do sue cliente ideal, deve estar dentro do seu público alvo.

Classe social, estado Civil, trabalho e localização

Agora está na hora de definir a classe social, o estado civil, trabalho e localização do seu cliente ideal.

Todas essas definições ajudam você a ter um norte maior ainda sobre sua persona e a como criar conteúdo.

Porque, por exemplo, se ela for de classe alta, casada, com dois filhos, dona de uma empresa e mora no jardins, você terá uma linguagem.

Agora se ela for solteira, classe média, estagiária e mora em campinas, a sua forma de transmitir conteúdo será outra.

Portanto não pule essa etapa, para te ajudar a criar uma linguagem e a forma que irá transmitir os seus conteúdos.

Quais são as dores do seu seguidor ideal

Chegamos nas principais definições para a sua persona. Primeiro entenda quais dores, dúvidas e dificuldades que ela enfrenta.

Crie um arquivo e anote tudo que vier na sua mente.

Essa definição vai ser o seu norte na hora de colocar a mão na massa e criar conteúdos que possam ajudar esse seguidor, resolvendo todos os seus dilemas.

Defina quais são os objetivos e sonhos da persona

E por último, mas também super fundamental. É hora de entender os sonhos, objetivos e metas da sua persona.

Porque quanto mais você conhecer e defini-la, mais os seus conteúdos, produtos conversaram com ela.

Então, com todas essas questões definidas você criou sua persona. E ainda conseguirá entender o que a sua marca fará de diferença na vida dela.

E não tenha medo de errar. Se criar uma definição e ver ao longo do caminho que não funcionou, crie outra. Não há limites.

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