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Pinterest: Como usar o Pinterest na sua estratégia de Marketing

22 de abril de 2020

Pinterest: Saiba o que é, como funciona e como usar a plataforma

Imagine um painel onde você cola imagens de referência para se inspirar ou para algum projeto que está desenvolvendo, essa é a ideia do Pinterest. Ser uma plataforma de imagens para quem busca inspiração.

O Pinterest é muito usado quando se quer buscar alguma referência de imagem, mas muita gente não sabe que é possível usar a plataforma de varias formas e até mesmo para uma estratégia de marketing.

Seja um influenciador ou uma marcar, estar no Pinterest pode te ajudar a crescer na internet de forma orgânica.

Mas se você nunca usou a plataforma, ou não sabe muito bem mexer, confira abaixo, tudo sobre o que é o Pinterest, como usar, e ainda dicas para engajar com ele.

O QUE É O PINTEREST?

O Pinterest é uma rede social visual. A plataforma é como se fosse um quadro, onde são penduradas as imagens, lembretes, etc. Por isso o nome, Pin = Alfinete em inglês, Interest = Interessar em inglês, ou seja, você pendura em seu quadro as coisas que te interessam.

O Pinterest que foi lançado oficialmente em 2010. Hoje em dia são mais de 300 milhões de usuários do mundo inteiro. Ele pode ser acessado tanto como site ou como aplicativo.

A missão do Pinterest é ser uma plataforma que ajuda os usuários a fazerem o que gostam. São mais de 100 bilhões de ideias que estão disponíveis na rede social.

A plataforma permite que os usuários compartilhem, gerenciem e pesquisem imagens em categorias diversas, como moda, viagens, maquiagem, decoração, filmes, etc.

foto de divulgação do Pinterest
Foto: Divulgação Pinterest

COMO FUNCIONA O PINTEREST?

O primeiro passo para entender como funciona o Pinterest é a forma que são chamadas as imagens, que são chamadas de Pin.

A plataforma funciona da seguinte maneira, você pesquisa o que gostaria de encontrar, por exemplo, Pele Glow.

Foto: Equipe Beauty 4 Share

Ao pesquisar, vão aparecer todos os pins que correspondem ao termo, como vimos na foto. E como em qualquer outra rede social, você pode ficar rolando esse feed.

Para salvar esses pins, é necessário que tenham pastas em seu perfil para assim guardar essas imagens que selecionou.

Exemplo de como salvar um Pin no Pinterest
Foto: Equipe Beauty 4 Share

Além disso, pode-se seguir usuários e categorias para ser exibido na sua timeline.

COMO USAR O PINTEREST?

Agora que você já sabe o que é o Pinterest, como ele funciona, vamos te ensinar a como usar essa plataforma. Confira o passo a passo.

1 – Crie sua conta

Primeiro passo é criar a sua conta. Ao entra na home do site/aplicativo, aparecem as opções de criar a sua conta, pelo facebook, google ou pelo e-mail.

Foto da home do Pinterest
Foto: Divulgação Pinterest

Também, se você tem intenção de usar o Pinterest de forma comercial, na hora de criar a conta pode selecionar essa opção.

2 – Arrume o seu Perfil

Depois de criada a sua conta, está na hora de deixar o seu perfil completo, com todas as informações necessárias.

Coloque uma foto de perfil, seja sua, do seu blog ou da sua marca. Faça uma descrição na biografia de quem é você, o que irão encontrar no seu perfil, etc. Escreva tudo que achar necessário.

Também pode ser adicionado o seu site, ou seu perfil nas redes sociais.

exemplo perfil Casa Vogue
Foto: Pinterest Casa Vogue

Exemplo de um perfil do Pinterest, veja como foi feita a bio da Casa Vogue.

3 – Seguir categorias e usuários

Assim que criar o seu perfil e deixar ele bem completo, o Pinterest vai te mostrar sugestões de categorias para você seguir.

Escolha as que mais te interessam e assim, a plataforma saberá o que mostrar na sua timeline.

E conforme for usando, também pode seguir outros usuários, adicionar outras categorias para serem exibidas para você.

4 – Crie suas pastas

Para criar as pastas que serão usadas para salvar os seus pins é muito simples. Vá até o seu perfil e clique na opção pastas, lá você encontra um botão de +, só clicar nele.

exemplo de como criar uma pasta no Pinterest
Foto: Equipe Beauty 4 Share

Ao clicar vai aparecer para escrever as informações sobre a pasta, que são: nome, visão (é possível criar pastas secretas) e também pode definir uma data que ela ficara no seu perfil.

exemplo de como criar uma pasta no Pinterest
Foto: Beauty 4 Share

Depois disso sua pasta está pronta para ser adicionada os seus pins, e os que você salvar.

5 – Publique os seus pins (fotos)

Além de criar pastas e salvar pins que encontrar na plataforma, pode criar o seu próprio pin, ou seja, adicionar as imagens que deseja serem encontradas no Pinterest.

É muito simples, volte no seu perfil e clique na opção pin. Lá você também encontrar um botão de +, clique para subir o seu pin.

exemplo de como subir seu pin
Foto: Equipe Beauty 4 Share

Ao clicar no botão, vai abrir um página para adicionar a foto, o título, a descrição e ainda um link que desejar, seja do seu site ou do seu instagram.

exemplo de como subir um Pin
Foto: Equipe Beauty 4 Share

Depois de preencher todas as categorias e só clicar em salvar.  Salve o seu pin em alguma de suas pastas e ele também será encontrado por outros usuários ao pesquisar o termo correspondente.

MARKETING DIGITAL: COMO INCLUIR O PINTEREST NA SUA ESTRATÉGIA

Muito mais que uma plataforma para salvar ideias, o Pinterest pode te ajudar a crescer no meio digital.

Confira as dicas para ter engajamento nessa rede social e consequentemente em outras.

SEO no Pinterest

Uma das principais ferramentas de marketing digital é o SEO ( Otimização para motores de busca), e o Pinterest nada mais é que um motor de busca visual.

Então ao implementar o SEO no seu perfil, atrairá muito mais visualizações para ele.

O SEO pode ser usado no título do seu Pin, por exemplo, pegue a palavra chave mais usada para descrever a sua foto e coloque no título esse termo.

Também deixe a descrição do seu pin bem completa, quanto melhor descrever e mais palavras chaves tiver, maior a chance dele aparecer nas pesquisas relacionadas.

A dica do próprio Pinterest é você fazer uma descrição de até 210 caracteres.

Outra forma de usar SEO é nas suas pastas, os títulos delas deverão ser otimizados para palavras chaves.

A capacidade de pesquisa do Pinterest é incrível, otimizar os seus pins e pastas para a pesquisa vai ajudar ainda mais as pessoas a encontrar o seu perfil.

Imagens verticais trazem mais visualizações

O Pinterest,  diferente de outras redes sociais, tem uma leitura na vertical, então quanto maior e mais longa suas imagens, melhor aproveita o espaço visual que dispõe e assim o Pinterest lê melhor o seu conteúdo.

exemplo de imagem longa no Pinterest
Foto: Equipe Beauty 4 Share

Por exemplo, a foto acima mostra uma pesquisa em que as fotos são longas, e elas ocupam mais espaço, fazendo com que só elas apareçam. Ou seja, a chance dos usuários clicarem em fotos maiores é grande.

As imagens podem ser a partir de 735×1102 pixels. Confira o nosso post sobre aplicativos para edição de imagem para te ajudar a criar imagens perfeitas para o Pinterest.

Incorpore pins do seu site

Seja um blog ou um site é necessário ter bastante imagens, e porque não incorporar as suas imagens como pins no Pinterest.

Existem duas formas de incorporar essas imagens: Uma delas é quando os usuários salvarem imagens do seu site nas suas próprias pastas.

A outra forma é você mesmo fazer isso, salvando as fotos no Pinterest linkando o site.

Pode-se adicionar um botão de “salvar no Pinterest” nas suas fotos do seu site.

exemplo botao de salvar pin
Foto: Blog JustLia

Veja por exemplo o blog JustLia há o botão de salvar no Pinterest.

Portanto, acrescente na sua estratégia de marketing otimizar suas imagens para o Pinterest.  

Compartilhe seus pins em outras redes sociais

Para mostrar para todos o seu Pinterest divulgue, compartilhe em suas redes sociais. Nada melhor para crescer o engajamento que a divulgação.

O próprio Pinterest tem um botão de compartilhar no whatsapp, como vemos na foto abaixo.

exemplo de botão  de salvar no whatsapp
Foto: Equipe Beauty 4 share


Além disso, coloque o @ do seu Pinterest em e-mail marketing, assinaturas, cartão de visita etc. Tudo onde possa mostrar que você tem esse perfil.

Crie conteúdo exclusivo

Que tal criar imagens exclusivas para o seu Pinterest?

Crie artes, publique fotos exclusivas, artes direcionando para posts em blog, youtube, etc.

Assim você cria um público no seu Pinterest e te ajuda na hora de compartilhar em outras redes sociais esse conteúdo exclusivo.

Além de gerar links para seus outros canais digitais.

Use o Pinterest Analytics

Para usar o analytics do seu Pinterest você deve ter uma conta comercial.

A conta comercial te permite acessar o analytics e entender como estão as suas publicações.

Essa ferramenta mostra as métricas da sua conta como impressões, cliques nos links, pins salvos, público, engajamento, etc.

Também pode filtrar essas informações por período, formato de conteúdo e em qual dispositivo o público usou para acessar o seu perfil.

exemplo do Analytics pinterest
Foto: Divulgação Analytics Pinterest

Ou seja, é super completo de informações para te ajudar a crescer ainda mais na plataforma.

Saiba mais:

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