Cabelo
Roteiro: dicas para a produção de seus vídeos
Aprender a fazer um roteiro para seus vídeos pode deixar seu conteúdo muito mais interessante, e ainda, ganhar tempo na hora da gravação.
Hoje em dia tudo é vídeo, seja um simples lançamento de um produto até um anúncio em um elevador.
Principalmente, quando falamos de nos destacar na internet, o nosso conteúdo em vídeo precisa ser impecável. E não é só equipamentos que fazem o seu vídeo ter qualidade, e sim a produção dele.
Então, um dos segredos para a produção de vídeos é ter um roteiro incrível. O roteiro deve conter tudo que precisará falar e mostrar em seu vídeo, além de descrever o cenário e as inserções de outras mídias.
Se você ainda não está convencido de que precisa de um roteiro para os seus vídeos, continue lendo esse post onde detalhamos dicas para criar um roteiro e porque ele é tão importante, principalmente para ganhar tempo na gravação.
Confira!
O que é roteiro?
Roteiro nada mais é que o planejamento inicial de um projeto de vídeo. Ele deve ser feito para acompanhar esse projeto do começo ao fim.
O roteiro é um documento que vai conter todas as informações do seu vídeo, filme, ou qualquer produto audiovisual.
No roteiro você consegue escrever desde a abertura do seu vídeo até o final dele. Também pode descrever o cenário, a vinheta, os cortes para edição, entre outras coisas.
Pense que para escrever o roteiro é necessário ter uma ordem lógica nele, ou seja, o começo, o meio e o fim do seu projeto.
Porque criar roteiros?
Agora você já sabe o que é um roteiro, mas ainda deve estar pensado: “Tá, mas porque eu tenho que escrever um roteiro para o meu vídeo do Youtube?”, temos a reposta para você.
Primeiramente porque dentro de qualquer produção seja um vídeo seja um post no Instagram, é necessário ter um plano, um planejamento.
E como falamos acima, o roteiro nada mais é que um planejamento de um vídeo. Este planejamento só é possível se alinhado a um bom roteiro, que é descrever passo a passo o trabalho a ser produzido.
Em segundo lugar, podemos dizer que é importante ter um roteiro para te guiar na gravação. Imagina que você tirou um dia para gravar vídeos, mas toda vez que começa a gravar percebe que esqueceu o que ia falar, ou pior, esqueceu de pegar o produto que ia usar.
Então, se você tem um roteiro, esse tipo de problema é evitado, pois nele já estará descrito tudo que você vai falar e usar no vídeo. Roteiro é como um guia para a gravação.
Ou seja, você ganha muito tempo na hora da gravação e também na hora de edição. Quando você tem menos erros de gravação, a edição flui muito mais rápido.
Além de que no seu roteiro você pode acrescentar quando a sua vinheta vai entrar, quando terá um lettering, uma foto, entre outros elementos.
Portanto ter um roteiro te dá um controle maior sobre a produção do seu vídeo, da gravação à edição.
DICAS PARA CRIAR O SEU ROTEIRO
Agora que você está convencido, vamos as principais dicas para criar um roteiro para os seus vídeos.
Objetivo do roteiro
Primeiramente, antes de você escrever o roteiro, é necessario definir qual o objetivo/tema do seu vídeo. Também seu público alvo, quem você quer alcançar, e o porque do vídeo.
Também precisa definir quando você vai gravar, editar, e como será feito o seu conteúdo.
Com esse pré planejamento, com as ideias definidas, você consegue criar um roteiro muito mais certeiro para a sua produção.
Termos técnicos do audiovisual
Quando se trata de roteiros para audiovisual, existem alguns termos técnicos que são usados para descrever ações.
Esses termos são universais, então se você for mandar o seu roteiro para alguém, a pessoa também terá a compreensão do que está sendo referindo.
Além de ganhar tempo na hora de escrever o roteiro. Confira os principais termos:
Off Screen (O.S)
Deve-se usar o termo Off Screen quando ouvimos a voz de um personagem, porém ele não está aparecendo em cena.
Por exemplo: quando a cena está acontecendo na sala, e ouvimos a voz de alguém na cozinha. Ou, quando alguém fala mas outra pessoa está aparecendo.
O off também serve para vídeos de maquiagem, onde você coloca a voz por cima da imagem acelerada.
Voice Over (V.O)
Já o Voice Over significa, assim como o Off vozes na cena. O VO é inserido quando ouvimos a voz de alguém que não está visível e nem presente na cena. Por exemplo, um narrador.
Background (BG)
Já o background significa um fundo de áudio no vídeo, seja a trilha sonora, um barulho ambiente, entre outros.
Fade
O fade significa passar de uma imagem para outra. Por exemplo, a transição de uma cena para outra, quando uma vai ficando mais fraca e a outra imagem mais forte.
Breve descrições
Agora para começarmos de fato a criação do nosso roteiro, devemos começar a escreve-lo com breve descrições.
Aqui você deve descreve brevemente as cenas, as falas e narrações que terão.
Também pode já deixar a estrutura pronta, escrevendo onde deverá ser cortada cada parte do vídeo, por exemplo.
Pense no cenário
Para ter um roteiro ainda mais completo, você deve pensar no seu cenário de gravação e acrescenta-lo.
Seja um cenário só, ou vamos supor que irá trocar de ambientes em seu vídeo, aqui você pode descrever cada lugar em que estará, o que deve ter nele, o que tirar do ambiente, etc.
Exemplo de uma gravação com um cenário.
Sugestão de movimento
O roteiro também te permite descrever como serão os movimentos que você fará no vídeo. Por exemplo: Mexer a mão de tal forma, olhar para câmera, mexer a cabeça, etc.
Também acrescente os movimentos da câmera, como: câmera fecha no produto x, câmera abre mostrando o quarto todo.
Descrever o seus movimentos te ajudam muita na hora da gravação, que evitará que fique perdido no que fazer diante das câmeras.
Indicação de inserções
Outro fator muito importante para ter no seu roteiro é a descrição de elementos extras que terá em seu vídeo.
Por exemplo, pode descrever tudo que irá acrescentar na hora da edição, com a foto do produto, trilha sonora, memes, etc.
Outro elemento fundamental para ser descrito no seu roteiro é a inserção da sua vinheta. A dica é não começar o vídeo com a vinheta e sim depois da sua abertura.
Tudo que você pensou na produção do seu vídeo, pode ser descrito aqui, que irá facilitar muito na edição.
Tipos de roteiro
Existem diversos tipos de roteiro, dos roteiros Hollywoodianos até um simples roteiro em tópicos. Separamos dois mais interessantes para quem produz conteúdo para internet.
Texto direto
O roteiro com texto direto nada mais é que você descrever tudo o que irá falar e fazer, sem acrescentar muitos elementos. Esse tipo de roteiro é perfeito para quem quer ensaiar bastante o texto antes de começar a gravação. Exemplo abaixo.
Técnico
Já o roteiro técnico é um pouco mais elaborado que o direto, pois nesse tipo de roteiro você descreve além de suas falas, detalhes do vídeo como o lettering, os cortes, descrição da cena, entre outros.
Esse tipo de roteiro pode ser uma boa opção se você tem um editor de vídeo. Porque ao mandar para ele o roteiro e a gravação ele já terá entendimento de tudo que precisará fazer, como onde ele deve cortar, onde entra a vinheta, etc.
Revise em voz alta
E a última dica para a produção do seu vídeo é ler o seu roteiro em voz alta. Leia tudo que você escreveu em voz alta e cronometre.
Ao fazer essa prática você já vai ter uma noção de quanto tempo o seu vídeo terá, e com isso já consegue ter uma ideia de quantas baterias precisará para a gravação, por exemplo.
Também saberá quanto tempo precisará tirar do seu dia para essa gravação.
Assim, não perde tempo na produção do seu vídeo, facilitando o seu trabalho ainda mais, além de saber se não esqueceu nada importante para o seu vídeo.
Quer aprender mais?
A Plataforma online da Beauty4Share tem um curso perfeito para quem quer aprender roteiro com o expert Marcelo Ferraz.
Como criar Roteiros de Gravação de Vídeo
Saber como criar um roteiro para seus vídeos pode deixar seu conteúdo muito mais interessante, dinâmico e ainda aumentar sua produtividade, pois você conseguirá uma economia significativa de minutos, horas e até dias de trabalho.
Aprenda esta técnica com quem vivencia diariamente este assunto, nosso Expert Marcelo Ferraz faz parte do time de audiovisual do Uol e irá dividir todas as técnicas profissionais de forma didática e simples para você.
Saiba mais:
Então, quer saber ainda mais sobre dicas para redes sociais?
Aqui mesmo no Blog da Beauty4Share você encontra, porque temos desde de posts de maquiagem, redes sociais, influenciadores, até cosmetologia, autoestima entre outros. Acessem!
Você sabia que a Beauty4share tem uma plataforma de cursos online?
São mais de 30 cursos, tem de maquiagem, fotografia, edição de vídeo, criação de conteúdo e muito mais. Acesse já!
Nós também temos mais de 40 cursos presenciais, entre eles Make PRO, Influenciadores da Beleza, Instagram 360, Fotografia e muitos mais. Veja todos aqui!
Então corre e entre em contato pelo nosso Whatsapp
Beijos e até o próximo post!