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SEO para iniciantes: 6 passos para começar a usar SEO na sua estratégia

14 de maio de 2020

Explicamos o SEO para que criadores de conteúdos comecem a entender e seguir essas dicas simples e eficazes.

Se você trabalha com produção te conteúdo digital, tenho certeza que já se deparou com o termo SEO em algum momento.

O SEO ganhou forças no mundo do marketing digital, e nada mais são do que estratégias para suas páginas rankearem no Google.

Nada adianta se, por exemplo, você só tiver um bom conteúdo em seu blog. Se ele não tiver otimizado para SEO, a chance das pessoas o encontrarem no Google serão raras.

Então, confira já o que é o SEO, como ele funciona e 6 passos fáceis para você já utilizar dessas estratégias em seu conteúdo.

Seo para iniciantes

O que é SEO?

Primeiramente, o termo SEO significa Search Engine Optimization, que em tradução para o português quer dizer, Otimização para motores de busca.

Ou seja, SEO é um conjunto de técnicas que tem o objetivo de melhorar a posição do seu site ou da sua página no Google.  

Assim, o SEO ajuda a rankear a sua página nas melhores posições nos motores de busca. Para então sua página ser encontrada pelos usuários quando pesquisarem por determinado termo.

Existem diversos motores de busca que suas páginas podem ser otimizadas para aparecer, o Google é só uma delas, tem também o Bing, Yahoo, Youtube, etc.

A importância do SEO

Segundo pesquisas em um dia na internet são publicados mais de 2 milhões de textos.

Imagina só o seu texto publicado no meio desses 2 milhões, onde ele vai parar?

Se você não usa as técnicas de SEO, ele pode estar na página 100 do Google, e assim seu conteúdo nunca chegará para os usuários.

Já os que utilizarem as técnicas de SEO estarão na sua frente, não tenha dúvidas.

Portanto se preocupe com a qualidade do seu texto, e utilize o SEO para conseguir se destacar na multidão.

Como funciona o SEO?

Então para entender como o SEO funciona, precisamos entender como os buscadores fucionam.

Seja o Google ou qualquer outro motor de busca, eles só sabem fazer uma coisa: ler textos.

Os motores de busca leem os conteúdos dos sites para saber qual deles respondem melhor as perguntas dos usuários.

Aqui vamos falar do Google que é o principal motor de busca que temos hoje.

O Google tem um conjunto de robôs, chamados de Googlebot. Os robôs simplesmente fazem um scan de todo o conteúdo na internet, páginas, sites, blogs, etc.

Para assim os robôs lerem os conteúdos das páginas e identificar qual responde melhor a dúvida que o usuário digitou na página de busca do Google.

Os robôs conseguem apenas ler textos, conteúdos visuais como fotos, vídeos ou infográficos eles ainda não conseguem.

Depois dessa leitura toda, os robôs usam então um algoritmo, baseado em matemática e estatística, para determinar quais são os conteúdos mais relevantes, em comparação a tudo que existe na internet, para determinar a ordem que serão exibidos em suas páginas.

Agora é aqui que funciona o SEO, se você otimizou suas páginas da melhor forma que o robô consegue ler, ou seja, seguiu os passos do SEO.

o Google irá entender que sua página é relevante e assim terá maior chances de ser posicionada nos primeiros resultados do Google.

Ou seja, o SEO funciona para rankear o seu conteúdo de forma orgânica para os primeiros resultados do Google.

Como funciona o SEO  e o Google
(Foto: Unsplash)

Tipos de otimização SEO

Para entender onde usar a otimização SEO, existem duas formas que você pode utilizar, que são: on-page e off-page. Ou seja, dentro da página e fora dela.

O SEO on-page são as técnicas que você usa na página do seu site, do seu blog, como o texto, as imagens otimizadas, as urls adequadas, etc.

Já o SEO off-page são elementos que não estão na sua página mas que ajudam você a rankear no Google, como a divuLgação dos seus links em outros sites ou blogs.

O SEO é uma estratégia bastante extensa e está sempre mudando, principalmente devido às atualizações dos buscadores na forma que posicionam os sites.

Confira agora os 6 passo para você começar a usar já o SEO nas suas páginas e entender ainda mais sobre essa técnica.

6 passos para começar a otimizar suas páginas com o SEO

Palavras-chaves

A principal otimização de conteúdo para o SEO é por meio das palavras-chaves.

As palavras-chaves são os termos que os usuários pesquisam no Goolge, por exemplo, “bolo de chocolate”, essa é uma palavra-chave.

Basicamente tudo o que você pesquisa no Google é considerado palavra-chave, seja uma palavra ou frases longas.

Então, o seu conteúdo tem que ter essas palavras-chaves para o Google te encontrar, mas não adianta estar apenas no título e nunca mais aparecer ao longo do texto.

As palavras-chaves também devem estar no URL (confira o passo 3 para entender sobre o URL), no título do artigo, nos subtítulos e na legendas das imagens.

E uma dica é definir quais palavras chaves mais se relacionam ao seu negócio, para te ajudar na criação de textos.

Escolha as palavras mais importantes e comece produzir os conteúdo com elas.

Ter uma estratégia de palavras-chave significa que você vai concentrar seus esforços em atrair os usuários ideais para as suas páginas.

Conteúdo relevante

O que é um blog se não conteúdos relevantes? Não adianta nada você utilizar todas as técnicas de SEO mas o seu conteúdo ser “fraco”.

O seu texto tem que responder as dúvidas dos usuários baseado nas palavras-chaves que ele buscou, lembre-se que um dos fatores de rankeamento no Google também é a qualidade do seu texto.

Então, se o seu conteúdo não for relevante para o usuário, ele não irá voltar no seu site e assim o Google não vai deixar você ficar nos primeiros resultados, como forma de punição.

Uma dica para o seu conteúdo ter relevância e qualidade é ficar atenta na quantidade de palavras, o Google entende que é necessário ter no mínimo 500 palavras para responder a dúvida do usuário.

Mas melhor que isso, segundo as técnicas de SEO, os textos com mais de 2000 palavras são os que garantem as primeiras posições.

Então, aproveite para deixar os seus artigos bem completos e com muita qualidade para cada dia mais atingir as principais posições.

Técnicas de Seo
(Foto: Unsplash)

URL amigável

Primeiramente, antes de saber como deixar a URL amigável, você precisa saber o que é a URL.

URL é o endereço que faz com que o seu site ou blog seja encontrado na internet, em outras palavras, é o link do seu site, ou página.

Agora dentre as estratégias de SEO, deixar a sua URL amigável para o Google é fundamental.

A primeira coisa é a se fazer é colocar na URL a palavra-chave do seu texto, assim seu conteúdo já ganha mais autoridade.

Na plataforma onde está hospedado o seu site ou seu blog é possível fazer essas edições.

Você pode deixar o seu domínio e depois o título do texto na URL, por exemplo, beauty4share.com/seo-para-inicantes, pronto a palavra-chave do nosso artigo está junto com a nossa marca.

Essa parte é chamada de Slug, onde fica o título do artigo. Porém, o Google gosta de URL pequenas, então não coloque o título exato do artigo, você pode adapta-lo.

Otimizar as imagens

Conforme falamos acima, os robôs do Google apenas leem texto, mídias audiovisuais eles ainda não tem essa capacidade, porém existem técnicas que podem te ajudar a otimizar as imagens que fazem parte do seu artigo  para ter ajudar a rankear.

Pelas técnicas de SEO tem duas formas, a primeira é o tamanho da imagem.

O seu site tem que ter um carregamento rápido, então se suas imagens são muito pesadas, o Google não vai ler bem o seu site e assim perderá pontos.

Para evitar que isto aconteça edite sempre as imagens, para reduzi-las e comprimi-las, também utilize a versão JPEG.

Agora que você já editou suas imagens e subiu elas na sua página, está na hora da segunda otimização, que é o texto alternativo.

O texto alternativo das imagens ajudam os robôs do Google a lerem-as, então esse texto alternativo nada mais é que uma descrição do que está na foto, para assim o motor de busca entender o que está nela.

Inclua a palavra-chave do seu artigo, e  também descreva detalhadamente a imagem.

Imagens otimizadas para o SEO
(Foto: Unsplash)

Links internos e externos

Outro passo super importante para você otimizar o seu texto é por meio de links.

Como explicamos os dois tipos de otimização de página, links faz parte deles. Seja link do seu próprio site, ou de outros sites, é importante ter links em seus conteúdos.

No seu texto, incluir links para outros artigos com o mesmo tema do seu, irá melhor a experiência do usuário e isto é muito importante para o Google. Quando mais links que fizerem sentido para o conteúdo melhor.

Assim, outros blogs podem também usar os seus links, e um ajudar o outro a posicionar melhor.

E também incluir links de outras páginas do seu blog, mostra que você tem autoridade em SEO, e irá ajudar esse novo artigo a melhorar o posicionamento no Google.

Ferramentas

E por último, é importante para começar a utilizar as técnicas de SEO entender ferramentas que te auxiliem no seu desempenho online.

Existem diversas ferramentas no mercado para isso, de gratuita a pagas. Porém, separamos três que são fundamentais.

1- Google analytics

O Google Analytics é fácil de acessar, basta entra no site https://analytics.google.com/. A ferramenta é gratuita, e traz diversas métricas referentes ao seu site.

Com o Analytics você consegue analisar o número de visitas que seu blog ou site recebe, a frequência que visitam suas páginas, o tempo que ficam e como chegaram até ela.

Ou seja, com essa ferramenta você entende se o seu SEO está funcionando e atraindo usuários para seu site.

2- Google Keyword planner

O Google Keyword Planner é uma ferramenta para buscar palavras-chaves. Ele é gratuito e te ajuda a  descobrir a quantidade de busca de um determinado termo.

Com o Keyword Planner, você pode encontrar as palavras-chaves mais buscadas que tem haver com o seu site/blog.

Depois de encontradas, você descobre o histórico da palavra, se tem muita concorrência, quanto tem de pesquisa mensal dessas palavras, entre outras coisas.

3- SEO Yoast

E por último, temos o SEO Yoast que é uma ferramenta perfeita para te ajudar a fazer o SEO dentro da sua página.

Essa ferramenta está disponivel gratuitamente no WordPress. Basta baixar o plugin.

O Yoast faz uma análise do seu texto, levando em consideração itens como Título, URL, densidade da palavra-chave no texto e o tamanho do seu artigo.

Ou seja, com ele você consegue aplicar tudo que aprendeu nesse artigo e ainda saber se está fazendo corretamente.

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