Cabelo
Storytelling: O que é e como usar nas suas redes sociais
O Storytelling, traduzindo do inglês, nada mais é que “contar história”. Ou seja, contar uma narrativa usando técnicas de roteiros e escritores para transmitir uma história de forma fantástica.
No marketing e na Programada, se usa muito o Storytelling, e não é de hoje. Pois se trata de umas das ferramentas mais importantes para criar conteúdos e anúncios.
O simples ato de fazer um comercial contando uma história com um produto inserido no meio é usar essa técnica.
E trazendo para o mercado digital, também podemos usar do Storytelling em nossos conteúdos.
Seja em um vídeo do youtube, seja em um post no Instagram, podemos usar essa técnicas e ainda quando bem aplicada, ela pode gerar resultados incríveis para o seu negócio.
Então, vamos aprender tudo sobre o Storytelling? Continue abaixo que falamos o que é, sua importância e ainda 5 dicas para criar conteúdo com essa técnica.
O que Storytelling?
Como já falamos acima, o Storytelling é um termo em inglês que significa contar histórias. Porém, não é simplesmente uma narrativa qualquer, e sim uma boa e relevante história.
E quando dizemos uma boa e relevante, queremos dizer uma história que consiga prender a atenção do público.
Ou seja, o Storytelling consiste em uma narrativa bem articulada, com começo, meio e fim.
E que se deve utilizar elementos específicos, como por exemplo, personagem, ambiente, conflito e uma mensagem para que assim capture o público.
Então, a contação de histórias é uma característica dos seres humanos. Por isso, ao usar essa técnica para transmitir o seu conhecimento, a audiência se conecta muito mais do que um post qualquer, por exemplo.
E assim, com essa técnica quem tem um negócio consegue vender muito mais de forma informal.
Objetivos do Storytelling
Agora que você já sabe o que é o Storytelling, vamos entender um pouco qual é o objetivo para se usar essa técnica no marketing conteúdo.
O objetivo é criar uma conexão com o consumidor, chamando a atenção dele por meio de uma história que ele possa se relacionar
Essa associação se dá porque nessas histórias terão assuntos com os quais os usuários lidam no dia a dia, seja suas dores, seus desejos, enfim.
Portanto, o objetivo do Storyteling é por meio de histórias que se conectam com o público gerar resulta para algo que a empresa está buscando.
Como por exemplo, alavancar os negócios, aumentar o tráfego no blog da empresa, aumentar o engajamentos nas redes sociais, entre outros.
Ou seja, deve ser uma ferramenta poderosa na estratégia de conteúdo de qualquer empresa ou influenciador.
A importância do Storytelling
Além do objetivo dessa técnica, sabe porque o Storytelling é tão importante nos dias de hoje?
Porque no universo digital os conteúdos duram em média 24 horas e a concorrência é muito maior. Portanto, se você não cria uma narrativa interessante será mais difícil crescer nesse meio.
Pense assim, você pode ter pautas e assuntos incríveis para falar nas suas redes sociais, mas se não souber como fazer isso da melhor maneira, você continuará estagnado.
Então, utilize do Storytelling nos seus conteúdos para as pessoas se relacionarem com as histórias.
Você pode inserir narrativas de três formas: Que levam identificação, que levam o público em uma jornada ou que gerem emoções.
Dessas três formas, será despertado diversas emoções nas pessoas que estão acompanhando estes conteúdos.
E também podemos dizer que o Storytelling é importante como uma ferramenta de persuasão. Essas histórias acabam influenciando as pessoas para serem seus clientes, ou para te seguirem.
5 dicas para usar o Storytelling nas redes sociais
Acredito que depois de saber a importância do Storytelling, é hora de aprender ainda mais.
Separamos as 5 dicas fundamentais para quem quer usar a técnica nos conteúdos criados nas redes sociais, seja empresa ou criador de conteúdo.
1- Conheça a sua persona
O primeiro passo para criar conteúdos com Storytelling é saber com quem você está se comunicando, ou seja, precisa conhecer bem a sua persona.
Persona é um cliente fictício, como se fosse um personagem com nome, idade, história pessoal, motivações, sonhos, objetivos, desafios e preocupações.
A persona é criada baseada no público que essa empresa quer atrair. Então, todos os dados acima precisam ser coletados desse público.
Então, com essa persona criada e identificada, você consegue criar histórias alinhadas com os interesses dela.
O que vai gerar maior identificação com o conteúdo e consequentemente atrais mais vendas/seguidores.
2- Busque informações
Antes de começar a contar a sua história de fato, é necessario dominar o assunto que você quer abordar.
Então, busque informações! Leia blogs, livros, assista vídeos sobre o assunto, converse com sua audiência, enfim, se informe.
Também é muito legal coletar dados para usar na sua história. As pessoas sempre se identificam melhor com o assunto quando tem dados que comprovam o que você está falando.
Portanto, tudo que possa te ajudar a contar uma história que faça sentido para sua audiência deve ser levando em conta.
3- Analise as características de suas redes sociais
Depois de toda a pesquisa de conteúdo ser feita, é necessário analisar as características de seus redes sociais porque cada uma pede uma linguagem diferente.
Ou seja, para contar uma história, você precisa adequar com a linguagem de cada rede social. Por exemplo, o Linkedin é super formal, diferentemente do Instagram.
Portanto, identifique em qual rede social será direcionado o seu conteúdo, para assim adequar com a linguagem correspondente.
4 – Escreva a sua história
Agora chegamos a parte de escrever de fato a sua história! Como falamos a cima, o Storytelling pede que tenha início, meio e fim e para isso é necessário escrever sua história com os seguintes tópicos:
- Na introdução escreva: Quem são os personagens? Qual é o contexto? Onde se passa? Quais os problemas?, enfim tudo que for abrir essa história.
- No meio escreva sobre o desenvolvimento dos personagens e dos problemas enfrentados. Desenvolva as consequências que foram apresentadas na introdução.
- E no final: Resolva todos os problemas que ficaram e ainda mostre para quem está vendo qual ação você espera que se realize, como clicar em um site, comprar um produto, etc.
5- Seja você mesmo!
E nossa dica final é seja você mesmo, ou seja, utilize do storytelling para melhorar o seu conteúdo, mas não para criar algo que não seja real.
Quando você lida com o público, eles precisam acreditar em você e na sua história para assim se identificarem também.
Portanto, pegue tudo que aprendeu nesse texto sobre Storytelling e traga para a sua realidade. Assim para quando for contar a sua história, criar o seu conteúdo, ele será autêntico e de qualidade.
Curso Influenciadores da Beleza
Quer aprender ainda mais sobre criação de conteúdo ? Vem conhecer o curso Influenciadores da Beleza!
Este curso é o carro chefe da escola e um dos mais procurados porque é o primeiro curso do Brasil para formação de influenciadores digitais com foco no mercado de beleza!!!
E agora na versão ONLINE!
É indicado para quem está começando como influenciador ou para quem sonha em ser um, para quem já produz algum tipo de conteúdo na internet e também para quem já é profissional de beleza (cabeleireiros, maquiadores, donos de salão ou marcas de beleza) que deseja dar uma guinada na carreira e expandir seus negócios, descobrir e aumentar o seu valor no mercado e também ampliar suas habilidades como empreendedor.
Teremos uma turma nova em Novembro, 100% online. Garanta a sua vaga!
Saiba mais:
Então, quer saber ainda mais sobre dicas para redes sociais?
Aqui mesmo no Blog da Beauty4Share você encontra, porque temos desde de posts de maquiagem, redes sociais, até cosmetologia, autoestima entre outros. Acessem!
Você sabia que a Beauty4share tem uma plataforma de cursos online?
São mais de 30 cursos, tem de maquiagem, fotografia, edição de vídeo, criação de conteúdo e muito mais. Acesse já!
Nós também temos mais de 40 cursos presenciais, entre eles Make PRO, Influenciadores da Beleza, Instagram 360, Fotografia e muitos mais. Veja todos aqui!
Então corre e entre em contato pelo nosso Whatsapp
Beijos e até o próximo post!