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Youtube para iniciantes: passo a passo para começar seu canal

8 de abril de 2020

O Youtube é um dos maiores sites de vídeos do mundo. E também é o segundo maior buscador, só perde para o Google. Com isso, são mais de 2 bilhões de usuários por mês.

Então, muitas pessoas e empresas tem o desejo de estar no Youtube, de ser um “Youtuber” porque sabe que é a plataforma ideal para quem quer ser visto e se tornar um referência.

Além disso, foi por meio do Youtube que o mercado digital começou, e muitos influenciadores começaram a ganhar dinheiro e ficaram famosos.

Então se você também quer ter o seu espaço no Youtube e atrair a fama que ele proporciona, preste atenção nesse post.

Separamos 17 passos básicos que se deve saber para começar no Youtube.

Confiram!

Conteúdo do canal

O primeiro passo para começar é decidir o tema do seu canal do Youtube. Como sabemos, você encontra todo tipo de canal, de maquiagem a como encontrar ouro no oceano.

Então, é muito importante você definir o seu nicho, mesmo que já existam outros canais falando sobre o mesmo assunto.

O nicho funciona para atrair a sua comunidade, a sua audiência e também como um direcionamento, para poder criar os conteúdos dos seus videos.

A dica aqui é: Faça uma lista de assuntos que gosta e que tem uma certa especialidade, defina quais serão os temas centrais do seu canal e planeje os seus vídeos a partir disso.

Qualidade dos vídeos

A qualidade dos seus vídeos é 100% fundamental. Isso não quer dizer que você deve sair comprado equipamento da última geração, você só precisa entender a trabalhar com o que já tem da melhor forma. Veja as dicas:

  1. Sempre limpe a lente do seu celular ou câmera antes de começar a gravar;
  2. Grave no lugar que tenha uma iluminação natural, por exemplo durante o dia, ou tenha algum tipo de iluminação como um right light, abajur, etc;
  3. Também grave em um espaço que não tenha barulho, pois quanto mais barulho externo, pior vai ficar o seu áudio;
  4. Na hora de editar o vídeo, verifique se é necessário aumentar o volume do áudio para as pessoas ouvirem bem;
  5. E certifique-se que o tamanho do seu vídeo está adequado para Full HD, porque os algoritmos do Youtube dão preferência para os vídeos Full HD.

Frequência de postagens

Para todo Youtuber, é extremamente importante a sua frequência de postagens, porque quando você tem os dias certinhos em que vai ter vídeo no seu canal a sua audiência te acompanha.

E além disso, ninguém quer acompanhar um canal que posta uma vez por ano não é mesmo?

Então, monte um cronograma, por exemplo, se você determinar que terá vídeos novos toda terça e sábado, então planeje quando vai gravar, quando vai editar e quais serão os temas do mês inteiro.


Quando se tem essa programação fica mais fácil manter a sua frequência de vídeos e assim não perder a sua audiência.

Roteiro de gravação

Antes de gravar um vídeo, escreva um roteiro. Coloque tudo no papel o que você vai falar e fazer, para quando for gravar não esquecer de nenhum tópico. 

O roteiro funciona como um guia, não é para ficar lendo ele e perder a sua naturalidade. Ele serve apenas para te ajudar e não atrasar a sua gravação.

Também, ter o roteiro do vídeo vai te facilitar na hora da edição, porque com assim você sabe a ordem de cada tópico do video.

Outra dica legal para fazer no roteiro é escreve onde entraram no seu vídeo fotos, legendas e textos para ficar mais fácil na hora da edição.

Título do video

A primeira coisa que todo mundo vê no Youtube é o título do video. Muitas vezes os Youtuber usam um título “clickbait”, que seria um título apenas para atrair cliks em seus vídeos, e não diz sobre o assunto do video.

Fuja desse tipo de título.

Um título bem feito envolve técnicas de SEO (Otimização para motores de busca), que é a técnica em que você escreve usando palavras chaves das mais buscadas em sites para poder rankear o seu vídeo.

Ou seja, pense na palavras chave do seu vídeo, por exemplo, “Delineador Gatinho” é com essa palavra que você quer que as pessoas encontrem o seu vídeo. Então, deixe claro sobre o que é o seu video.

Veja o exemplo a abaixo:

(foto: Canal Bruna Tavares)

O título do canal da Bruna está perfeito, você sabe exatamente o que vai encontrar ao clicar no vídeo dela.

Identidade visual

O seu canal, além de conteúdos legais, títulos descritivos, precisa ter uma identidade visual que combine com ele.

Pense em como será a foto do perfil, capa e as thumbnails de cada vídeo. Mantenha um padrão, como por exemplo, as mesmas cores para foto de perfil, capa e thumb.

Ou também as thumbnails sempre iguais, desde que relacionada ao conteúdo.

Print de um canal de Youtube que exemplifica a Identidade Visual
Foto: Canal Foquinha

Por exemplo, ao bater o olho no canal da Foquinha, já conseguimos ver a identidade visual dela, que são as cores neon, as celebridades recortadas, etc.

Descrição do vídeo

E você não precisa ser um expert em design para criar essa identidade, o site Canvas por exemplo, tem milhões de modelos já prontos para você usar.

A descrição do vídeo também vai te ajudar a aparecer nos buscadores. Então assim como no título, use as palavras chaves relacionadas ao seu conteúdo.

Não tenha medo de descrição longa, o texto é uma ótima oportunidade para exaltar o seu conteúdo e ainda você pode inserir links, redes sociais, entre outras possibilidades.

Tags no Youtube

Outro passo importante para o seu vídeo aparecer em primeiro nas buscas são as Tags.

Quando você sobe um vídeo para o canal, tem o campo de Tags onde pode colocar até 500 caracteres.

Então pense em todas as palavras chaves que combinam com o seu vídeo e coloque.

Cuidado para não colocar tags falsas, que não tem a ver com o seu conteúdo para não ser banido pelo Youtube.

Closed caption

A função Closed Caption era inicialmente pensada em legenda para deficientes visuais, mas logo passou a ser usada como simples legendas no Youtube.

Isso aconteceu porque muitas pessoas as vezes não podem ouvir o áudio no momento, ou não entende o idioma falado e acabaram usando esse recurso.

Além disso, as legendas ajudam ainda mais a rankear o seu vídeo, porque literalmente o seu buscador lê o que está sendo falado e assim todas as palavras chaves apareceram.

Organize em Playlists

Criar playlists para os seus vídeos, seja pelo tema ou, para organizar os conteúdos especiais é legal por dois motivos.

O primeiro é que a sua audiência pode acompanhar uma serie de videos do começo ao fim, se estar perdido em meio a tantos outros conteúdos.

E segundo, ao assistir em reprodução automática a playlist, os seus videos que estão nela ganham mais destaque na plataforma e visualizações.

Capriche no “sobre”

Muitos Youtubers não valorizam o “sobre” do Youtube, mas é ali que você tem a oportunidade de colocar todas as informações sobre você e o sobre o seu canal.

Um sobre bem escrito pode garantir novos inscritos no seu canal, porque eles já saberão tudo que tem no seu canal.

Print de um canal de Youtube em que mostra o "sobre"
Foto: Canal GIOH

Veja o exemplo do canal da Giovanna Ewbank, já sabemos todos os temas que ela aborda no canal.

Pense no seu cenário

Definir o cenário dos seus vídeos é muito bom para compor a identidade visual do seu canal.

A dica é: O cenário não chamar mais atenção que você, porque se não vai distrair o público e consequentemente prestarão atenção no fundo e não no seu conteúdo.

O cenário não precisa ser algo super elaborado, pode ser até mesmo uma parede branca. O importante é apenas não gravar qualquer lugar e em cada dia um espaço diferente.

Print de um canal de youtube que mostram um cenario clean
Foto: Canal Nunca te pedi nada)

O cenário do canal “Nunca te pedi nada” não tem nada que distraia e chame a atenção. Um ótimo exemplo para se inspirar.

Incentive o engajamento no Youtube

Você fez tudo certinho, seu canal está arrumando, com frequência de postagens, identidade visual e etc, porém não ganha inscritos, não ganha likes.

Quer saber a melhor forma de atrair essas ações? É simplesmente falando!

Quando estiver gravando o seu vídeo, lembre de pedir o like, pedir a inscrição, de ativarem o sininho, coloque no seu roteiro.

Essa prática todo os Youtubers fazem e tem um motivo, que é de lembrar as pessoas a engajar com o seu canal, porque se não o público apenas assistem o vídeo e não lembra de interagir.

Então, tente soar o mais natural possível ao pedir os likes, comentários e inscrição, apenas não esqueça de falar.

Divulgue em outras redes sociais

Para o seu canal crescer ainda mais, a melhor forma é divulga-lo fora do Youtube.Use as redes sociais para isso.

Se você já tem perfis nas outras redes, perfeito! Divulgue cada vídeo postado, avise que tem conteúdo novo.

E se ainda não tem, crie contas que sejam relacionadas ao canal, para assim também divulgar por lá.

Porque assim quem não conhecia o seu canal, passa a conhecer. Além de atingir uma nova audiência.

Faça colabs

Colaborações entre youtubers é o sucesso do Youtube.

Quem não gosta de ver dois Youtubers que acompanha juntos? Todo mundo.

Então, procure pessoas iniciantes para criar um relacionamento visando possíveis parcerias no futuro.

Essa troca permite novos públicos chegarem até o seu canal e vice e versa. Voce pode optar por parcerias do mesmo nicho, mas que tenha um perfil de publico diferente. Como por exemplo a colaboração entre o Romolo Cricca e a Nina Secrets.

exemplo de colaboração no youtube
Foto: Canal Nina Secrets)

Mantenha o interesse

Os 10 primeiros segundos é o momento que vai prender a atenção da audiência.

Não desperdice esse tempo com a sua vinheta, por exemplo, ele deve ser usado para você falar o tema do vídeo.

De um spoiler do conteúdo e depois pode sim colocar a sua vinheta

Muita gente clica em vídeos e não continua assistindo por não se interessaram pelo o que viram, então lembre sempre que os 10 segundo iniciais tem que ser impecáveis.

Youtube Studio

Depois que você fez todos os passos acima, já esta bombando no youtube, está na hora de saber administrar o seu canal. E é aqui que o aplicativo Youtube Studio entra.

O aplicativo mostra toda a analytics, responda comentários do seus vídeos, receba notificações sobre o canal, etc.

Também é possível colocar imagens de miniatura personalizadas, pode configurar a monetização e conferir quanto está recebendo, além de programar as datas de postagens.

Dia Dia Foto: Aplicativo Youtube Studio)

O app Youtube Studio esta disponível para todos os sistemas.

Estude o Youtube!

E a última dica é estude! Sempre acompanhe o que tem de novo rolando com o Youtube, se ele esta com uma nova atualização de postagem, se ele esta monetizando diferente.

Então se mantenha atualizado para poder sempre usar o melhor que o Youtube tem para te oferecer.

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